Maranhão

Ação Acorda Trabalhador destaca a importância do currículo para conquista de vaga no mercado de trabalho

Foto: DivulgaçãoAção Acorda Trabalhador
Ação Acorda Trabalhador

O currículo profissional é uma potencial ferramenta para a conquista de uma possível vaga de emprego. A importância do currículo para conquistar uma vaga no mercado de trabalho foi o tema da atividade Acorda Trabalhador, na terça-feira (18), na agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Centro de São Luís. A atividade é desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres).

O secretário do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, frisou que o tema segue, exatamente, o objetivo da atividade. “A ideia do Acorda Trabalhador é exatamente essa: trabalhar a motivação, informar, capacitar e melhorar as condições daqueles trabalhadores e trabalhadoras que buscam algum serviço no por meio do Sine. O currículo profissional é uma potencial ferramenta para chamar atenção de um recrutador que está selecionando candidatos a uma possível vaga de emprego”, ressaltou.

A pedagoga Rosângela de Lima, do setor de Orientação ao Trabalhador, do Sine, também enfatizou a importância de um bom currículo, para quem almeja assumir um posto de trabalho. “O currículo precisa ser sucinto, mas claro sobre o que o candidato está buscando”. Ela destaca, ainda, que um bom currículo é fundamental na apresentação do candidato e, por isso mesmo, é importante que seja bem estruturado, contendo as informações certas para aumentar as possibilidades do trabalhador ser inserido no mercado de trabalho.

Rosângela ressalta que, em geral, um bom currículo deve conter o nome completo do candidato e um e-mail que use constantemente. “O ideal seria criar um e-mail apenas para esse tipo de contato de trabalho, um e-mail contendo seu nome e sobrenome e que não contenha palavras que gerem más interpretações aos empregadores”, explica.

Ainda em relação às informações pessoais do candidato, o currículo deve conter o endereço, a idade e a data de nascimento, além da área de atuação, a escolaridade e a formação, cursos adicionais realizados e, por fim, as experiências profissionais, item que segundo Rosângela é o ponto alto do currículo.

“As experiências profissionais merecem atenção destacada na hora de fazer o currículo. Estas precisam ser elencadas a partir das mais atuais e relevantes. Precisa conter o nome da empresa, período em que atuou, último cargo que ocupou e a descrição das atividades que desempenhou na empresa”, destaca.

Além do que deve conter, a pedagoga relata que o candidato não deve colocar foto e nem números de documentos pessoais no currículo.

A assistente social Mariane Sousa, de 28 anos, conta que, ao preparar o currículo, sempre pensa nele como uma carta de apresentação ao possível novo emprego. “O currículo é o nosso primeiro contato com o empregador, é a nossa carta de apresentação, pois, a partir dele, o empregador vai poder visualizar nosso perfil”, comenta.

Dicas importantes
Vale ressaltar algumas dicas importantes que ajudam a estruturar bem o currículo. Veja abaixo seis importantes passos a seguir, quando estiver na frente do computador, montando sua carta de apresentação em busca de um bom emprego:

– Formate-o de maneira inteligente;
– Deixe as informações pessoais claras;
– Reforce suas qualidades;
– Liste as experiências profissionais mais recentes;
– Seja sincero e objetivo;
– Faça uma revisão do currículo antes de enviar ou deixar na empresa.

Acorda Trabalhador

Realizado semanalmente às terças-feiras, o Acorda Trabalhador é voltado ao público que busca atendimento de intermediação de mão de obra e seguro desemprego na agência do Sine Centro. A atividade acontece no salão de atendimento da agência, com duração aproximada de meia hora. Utilizando recursos audiovisuais e subdivida em quatro eixos; acolhida, momento cívico, momento de espiritualidade e reflexão a partir de algum tema específico, a atividade eleva a autoestima e a capacidade reflexiva do trabalhador.

Ação Germinar

O Acorda Trabalhador integra as atividades da Ação Germinar, iniciativa do Sine que objetiva desenvolver ações pontuais, estruturadas de curta duração e de forma sistematizada, proporcionando ao trabalhador um espaço de reflexão sobre as demandas envolvidas no processo de contratação ou de recolocação profissional.

Sine 

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) é responsável pela ligação entre as empresas e os trabalhadores que estão à procura de emprego, visando colocar trabalhadores no mercado de trabalho, por meio de vagas captadas junto a empregadores, reduzindo o tempo de espera e a assimetria de informação existente no mercado de trabalho, tanto para o trabalhador quanto para o empregador. O cadastro dos trabalhadores é feito nas agências do órgão, sendo necessária a carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência.

Fonte: Governo do Estado do Maranhão