Turismo

10 prédios que poderiam ser convertidos em quartéis-generais de supervilões

 

1 – Monumento Buzludzha, na Bulgária

O edifício acima, construído no monte Buzludzha, com mais de 1,4 mil metro de altura, foi construído em 1981, e é um dos maiores monumentos ideológicos da Bulgária. Ele serviu como uma antiga sala de congresso soviética, mas foi completamente abandonado apenas duas décadas após a sua inauguração.

2 – Prefeitura da Filadélfia, nos EUA

Com uma altura de 167 metros — incluindo uma estátua de William Penn, o fundador da cidade —, o prédio que você acabou de ver acima hoje comporta a Prefeitura da Filadélfia e foi considerado o edifício habitável do mundo entre os anos de 1901 e 1908, até ser superado pelo Singer Building de Manhattan, que mede 187 metros de altura.

3 – Polygone Riviera, na França

O estranho prédio acima faz parte de um shopping chamado Polygone Riviera, inaugurado em Cagnes-sur-Mer, uma comuna francesa situada em Côte d'Azur, em 2015. O complexo inteiro ocupa uma área de aproximadamente 75 mil metros quadrados e foi projetado por um time de arquitetos liderados pelo espanhol José Ignacio Galán Martínez. Já o edifício da imagem é conhecido como “Guetteur” — ou “Observador” em tradução livre.

4 – Riverside Museum, na Escócia

Situado em Glasgow, o Riverside Museum foi projetado pelo pessoal do estúdio de arquitetura Zaha Hadid Architects e pelos engenheiros da companhia BuroHappold Engineering. Inaugurado em meados de 2011, apesar da aparência ligeiramente sinistra, o local foi eleito como Museu Europeu do Ano em 2013, e recebe por volta de um milhão de visitantes anualmente.

5 – Bahnhof Office, na Suécia

O local acima abriga os escritórios de uma companhia de provedores de internet sueca chamada Bahnhof, mas costumava ser um bunker nuclear que serviu de centro de comando durante a Guerra Fria. Ele fica a 30 metros de profundidade em uma área de parque chamada Vita Bergen de Estocolmo, e ocupa uma área de 1,2 mil metros quadrados.

6 – Forte Alexander, na Rússia

Também conhecido como “Forte da Peste” — em referência aos experimentos relacionados com a bactéria causadora da peste negra que foram conduzidos no local —, o complexo acima se encontra em São Petersburgo, na Rússia, e foi construído a mando do Imperador Nikolay I entre os anos de 1838 e 1845.

O Forte da Peste foi convertido de forte militar a laboratório de pesquisas relacionadas com doenças letais em 1897, utilizado novamente como fortaleza pela marinha russa entre 1917 e 1983, transformado em palco de festas privadas e raves entre a década de 90 e os anos 2000, e hoje funciona como uma popular — e sinistra — atração turística.

7 – Sede da Oakley, nos EUA

Sabe a famosa marca de óculos de sol, roupas, acessórios e equipamentos esportivos Oakley? O edifício que você acabou de ver acima, localizado em Foothill Ranch, na Califórnia, serve de sede para a empresa, e tem sua arquitetura inspirada em filmes como “Blade Runner” e “Mad Max”, além de trazer inúmeros elementos militares em seu design.

8 – Sede Osakidetza, na Espanha

Projetado pelo estúdio Coll-Barreu Arquitectos, o edifício acima fica na cidade de Bilbao, na Espanha, e abriga Departamento de Saúde do Governo Basco. Inaugurado em 2008, o prédio levou quatro anos para ser finalizado, e sua curiosa fachada poliédrica reflete imagens dos inúmeros prédios que se encontram nas imediações da Sede Osakidetza e das cenas urbanas que ocorrem ao seu redor.

9 – Bagt Kösgi, no Turcomenistão

O nome do edifício que você acabou de ver acima, situado em Ashgabat, no Turcomenistão, pode ser traduzido como “Palácio do Casamento”, embora ele pareça meio sinistro para receber bodas. Construído em 2011, o Bagt Kösgi tem formato de cubo, ocupa uma área de mais de 38 mil metros quadrados, conta com 11 andares e traz estrelas de oito pontas em cada uma de suas quatro faces.

10 – Teatro Jinbocho, no Japão

Construído em Tóquio, no Japão, o edifício acima surpreendentemente conta com oito andares — seis acima do solo e dois subterrâneos —, e abriga um teatro com capacidade para 126 pessoas, um cinema com 100 lugares e uma área com aproximadamente 300 metros quadrados que atores e estudantes de teatro podem usar para realizar seus ensaios.

Fonte: Megacurioso