Dr. Valrian Feitosa

Edgar Rocha
Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo)_UFPI e graduado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduado em Comunicação e Linguagens (UFPI), com atuação na área de educação e no jornalismo impresso, on line, e no rádio. (86) 8836 6357 / 9966 9377

Zé Pereira de Timon (MA) bate todos os recordes de púlblico no 2º dia de festa

foto: Edgar Rocha

O segundo dia do Zé Pereira de Timon bateu todos os recordes de público. Estima-se que pelo menos umas 130 mil pessoas prestigiaram a maior festa pré-carnavalesca do meio-norte do país. Pela primeira vez, se viu o trajeto da Avenida Piauí totalmente lotado para acompanhar de perto a apresentação dos artistas sobre os trios elétricos.
Já no início do desfile do trio de abertura, coma banda Tribales, a movimentação no corredor da folia já era muito intensa. Os foliões que acompanhavam o trio na pista lateral ao circuito do trio tinham dificuldade para se locomover.
Uma coisa que chamou atenção das bandas e de quem prestigiou a festa nas bancadas da prefeitura e nos camarotes, foi o clima de tranquilidade de como ocorreu a festa, tanto do lado de dentro da avenida como nas imediações.

foto: Edgar Rocha

A não ser alguns casos isolados, mas nada que os cerca de 500 homens entre PMs, Guarda Municipal e pessoal do apoio espalhados por toda a avenida, não pudessem resolver.Em cima da ponte da Amizade um paredão de policiais militares revista todos que vinham dos vários bairros de Teresina, para saber se não portavam qualquer tipo de arma. Teve pessoa que reclamou por serem ‘apalpadas’, mas entenderam que era em nome da segurança da festa.O prédio do SAAE serviu de quartel general para atender pequenos casos de baderna mais emergentes. As delegacias da polícia civil estiveram plantão durante toda a madrugada para atender a demanda.

As ambulâncias do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU) também não tiveram maiores problemas.
Os músicos sobre o trio elogiaram mais uma vez a organização do Zé Pereira de Timon, dizendo que por onde se apresentaram, em carnavais com a magnitude do de Timon, sempre presenciaram casos de violência, considerando a grande quantidade de pessoas reunida em um mesmo loca, mas o Zé Pereira daqui foi muito diferente, disse a cantora Fabrícia, de São Luís.
Uma equipe do Mutirão da Limpeza, muito bem caracterizada, misturava-se com a multidão para recolher o lixo do chão. Milhares de latinhas de cervejas foram recolhidas aos montes. Era sacos e mais sacos. Os recicladores vão fazer a festa, assim como os donos de cervejaria. Teve folião que, mesmo de abada, preferiu assistir as apresentações de cima da ponte ou de bancada para não enfrentar o empurra-empurra e prestigiar os artistas.
A madrugada mais esperada do Zé Pereira também parece que foi a maior de todos os tempos por conta das apresentações da musa baiana Claudia Leitte e Guetto é Guetto. Ela também ficou impressionada com o tamanho e organização da festa, elogiando inclusive o prefeito Luciano Leitoa e os blocos produtores do evento.Neste domingo, as apresentações começam a partir das 16h com o bloco dos sujos e o bloco da pipoca aberto a todos os foliões. Às 20h, iniciam as apresentações do “ Leva Noiz” e Gaiola das Loucas. A festa continua noite a dentro com o show de “Xé Pop” e, no bloco D’pileque, outro baiano bastante aguardado, Léo Santana, com a banda Parangolé continua a festa. Para encerrar o Zé Pereira com chave de ouro o bloco Terremoto apresenta a banda Black Style.

 

 

 

 

Fotos: Edgar Rocha / portalrg.com