Dr. Valrian Feitosa

Sebastião Silva Neto-Piripiri/PI
Sebastião Silva Neto, é Jornalista - Registro DRT de Nº 0002001/PI, profissional da área da comunicação, assessoria e publicidade. Colaborador do Portal RG.com.br da cidade de Piripiri,e municípios vizinhos

Uma realidade atemporal, conforme filósofo francês no século XIX:

"Sai vitorioso das urnas, o candidato que fala o que o povo quer e não o que precisa ouvir"

Ferrenho defensor do regime monárquico e crítico fervoroso da Revolução Francesa, o filósofo francês Joseph-Marie Maistre (1753-1821) escreveu seu nome na história ao lançar a expressão “cada povo tem o governo que merece”. Datada de 1811, a frase registrada em carta, publicada 40 anos mais tarde, faz referência a ignorância popular, na visão do autor a responsável pela escolha dos maus representantes. Contrário a participação do povo nos processos políticos, Maistre acreditava que os desmandos de um governo cabiam como uma punição àqueles que tinham direito ao voto, mas não sabiam usá-lo. Passaram-se exatos duzentos e dois anos e a expressão do francês permanece atemporal por estas bandas.

No Brasil de democracia imatura e educação capenga, o voto ainda é definido pelo poder econômico e promessas bajuladoras totalmente descabidas feitas por candidatos visivelmente desinformados nas questões econômicas e sociais dos locais que pretendem governar. Por aqui se define voto também pela simpatia, crença, a boa oratória e o assistencialismo. Raros os que votam pela análise do passado, das relações interpessoais e do plano de governo fundamentado. O País que causou admiração no vocalista do U2 pela criação da Lei da Ficha Limpa, não tem punição para o político que, acometido do esquecimento conveniente, deixa de cumprir promessas e compromissos firmados com o eleitor.

E eu, parafraseando, Joseph-Marie Maistre (1753-1821), digo: "Cada povo tem os vereadores que merece"

Por: Nonato Junior