Dr. Valrian Feitosa

Edgar Rocha
Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo)_UFPI e graduado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduado em Comunicação e Linguagens (UFPI), com atuação na área de educação e no jornalismo impresso, on line, e no rádio. (86) 8836 6357 / 9966 9377

Timon sedia campeonato maranhense de Luta de Braço

A atleta e presidente da Federação Maranhense de Luta de Braço, Ana Célia, e seu irmão, o também atleta fisiculturista Francisco Paulo, o Chicão, estao de parabéns por realizarem mais um grande evento esportivo em Timon (MA), o III Campeonato Maranhense de Luta de Braço.

 O evento aconteceu no sábado (06) no ginásio poliesportivo Wall Ferraz, em Timon e teve como principal objetivo classificar atletas maranhenses para o Campeonato Brasileiro de Luta de Braço que acontece no Estado da Paraíba este ano. No evento de sábado foram classificados atletas nas categorias sênior 55kg, 60kg, 65kg, 70kg. 75kg e 80kg.

Ana Célia e Chicão são pioneiros ao incentivar crianças, jovens e adultos a praticarem a luta de braço no estado do Maranhão em nível de competição. Eles já participaram de grandes torneios pelo país e no Exterior. Colecionam inúmeros títulos, dos quais, os de campeões e vice-campeões brasileiros em suas respectivas categorias.

Chicão e Ana Célia treinam forte com o objetivo de trazer o troféu de campeões nacionais no próximo campeonato a ser realizado no estado da Paraíba. Dez atletas previamente escolhidos na seletiva de sábado vão representar o Maranhão, mais especificamente Timon, neste torneio.

Para Ana Célia, a maior dificuldade dos praticantes de luta de braço é a falta de apoio por parte de patrocinadores tanto da iniciativa privada comno governamental. A modalidade é pouco divulgada e, portanto, pouco conhecida não apenas no Maranhão, como também no país como um todo. Além disso a luta de braço também não participa de Olímpiadas, o que dificulta mais ainda a falta de motivação por parte de alguns pretendentes, apesar de que este esporte já é 'febre' em alguns países do mundo.

Jovens e adultos podem treinar luta de braço na Academia Fran-Paulo, na rua Nossa Senhora de Fátim, 981, no bairro São Benedito. Os treinamentos acontecem no meio da semana e também aos sábados. Maiores informações pelo telefone (86) 8853 4738 e e-mail: [email protected]

 

Fotos: Arquivo pessoal