Dr. Valrian Feitosa

Prof. Naldo
Francinaldo de Sousa Bezerra. Graduado em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduado em História do Brasil e professor da rede estadual de ensino no Piauí e Maranhão. Produtor de eventos, crítico político e cultural.

Sem cumprimento de prazos pelo Estado do Maranhão, educadores já avaliam paralisação


A educação pública do Estado aguarda há 589 dias o envio do Estatuto do Educador para análise e aprovação na Assembleia Legislativa. Sem o envio e aprovação do Estatuto, a classe dos trabalhadores se reúne para discutir uma possível paralisação do segmento, devido ao não cumprimento de todos os prazos dados pelo próprio governo.

É a quarta vez que o líder da oposição, Rubens Jr., usa a tribuna para cobrar o envio do documento à Assembleia. “Aguardamos até hoje todos os prazos que o governo pediu. Em 2011 pediram dois meses. No início deste ano afirmaram que dentro de uma semana o Estatuto estaria aqui. Essa semana já durou 589 dias e até agora o documento não chegou”, afirmou o deputado Rubens Jr.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão, Júlio Pinheiro, acompanhou a sessão de hoje na Assembleia (14) e lamenta a falta de compromisso do governo em cumprir o que prometeu desde 2011. “Já estamos nos reunindo no sentido de discutir as medidas a serem tomadas, porque até aqui, houve enorme desrespeito por parte do governo com a classe dos trabalhadores em educação do Estado”, afirmou o presidente.

O Estatuto ampara os trabalhadores da rede pública de ensino ao assegurar seus direitos e deveres, como por exemplo, as progressões e piso salariais, carga horária adequada à função e autorização de concursos públicos para o preenchimento de vagas do quadro de profissionais da rede pública. Só no Maranhão, por exemplo, é necessário que sejam criadas cerca de vinte mil novas vagas para professores para atender a demanda dos novos alunos.
Fonte: Assessoria Gabinete Deputado Rubens Jr.