Dr. Valrian Feitosa

Edgar Rocha
Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo)_UFPI e graduado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduado em Comunicação e Linguagens (UFPI), com atuação na área de educação e no jornalismo impresso, on line, e no rádio. (86) 8836 6357 / 9966 9377

Polícia prende suposto carro usado no atentado contra Luciano. PM faz balanço do Zé Pereira

Delegado regional da Polícia Civil em Timon (MA), Antônio Valente-foto: reprodução

 Policiais do 2º DP de Timon prenderam um Siena Vermelho, de placa JIF-7673, Brasília-DF, suspeito de ter sido usado pela pessoa que cometeu o suposto atentado contra a vida do prefeito de Timon, Luciano Leitoa, fato ocorrido na terça-feira, 22 de janeiro, na estrada a caminho de sua chácara a 4 km de Timon, e que atingiu nas costas um assessor do prefeito.
Segundo o delegado regional da polícia civil em Timon, Antônio Valente, que conduz as investigações, o veículo apreendido tem as mesmas características do que foi usado no dia do incidente. “Não estou afirmando que o carro seja mesmo, pois ainda estamos investigando , mas as características apontadas por testemunhas levam a crer que possa ter sido este. Mas isso só poderemos afirmar com certeza no final das investigações”, ressaltou.
O veículo foi apreendido circulando na cidade de Timon por um mecânico, que não teve o nome revelado para não prejudicar as investigações. Em depoimento à polícia, ele teria dito que no dia do atentado, estaria com a esposa em outro local. Segundo a polícia, o carro teve a documentação clonada com a de um veículo de Brasília, no Distrito Federal. Uma testemunha foi chamada para fazer o reconhecimento do suspeito, se seria a mesma pessoa que no dia do crime andou tomando informações na localidade. Porém, segundo o delegado, a testemunha não lembrou das feições do indivíduo que andou na região no dia do incidente. Ao checar os dados do Siena, a polícia descobriu que o mesmo havia sido roubado, tendo o documento clonada

 

 Segundo Valente, o mecânico se defende dizendo que comprou o veículo sem saber que o mesmo tinha a documentação falsificada. O delegado disse que a quadrilha envolvida em roubo e clonagem é investigada pela Polinter, no Piauí, e pela polícia do Maranhão. Ela é composta por muitos integrantes, inclusive com pessoas de outros estados. O mecânico está sendo investigado e, a princípio, irá responder por roubo, receptação e estelionato, segundo o delegado regional
Valente explicou ainda que a quadrilha rouba os carros, faz um novo documento, alterando os dados originais pelo e colocando o dados verdadeiros de outro veículo. Foi o caso dos documentos desse Siena apreendido em poder do mecânico.  A placa é verdadeira, porém, de um carro de Brasília. A documentação foi alterada também com os dados do carro original de Brasília.

 FOTOS: Edgar Rocha / portalrg.com

UPA Timon faz mais de 5 mil atendimentos por mês e demanda continua crescendo

Katiany Talissi, cordenadora de enfermagem da UPA/Timon(Ma) - foto: Edgar Rocha

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Timon (MA) tem um recorde de 5.735 atendimentos por mês. Uma média de 192 por dia. Mas tem dia que chega em mais de 300. As informações foram colhidas na administração geral desta unidade de atendimento.
Referência no atendimento de urgência e emergência, a UPA atende pacientes nas áreas de Clínica Médica, Pediatria e Assistência Social. Segundo explicou a coordenadora de enfermagem, Katiane Talissi Oliveira Carvalho, incluindo todos os casos como aquelas pessos que são medicadas e logo saem, outras que fazem a ficha mas desistem, somente na área de clínica médica são feitos 5.176 atendimentos por mês, 1004 na assistência social e 3.791 na área de Pediatria. “Tem dia que são mais de 300 atendimentos”, disse a enfermeira coordenadora.
“ Os dias de maior demanda são as terças-feiras, mas não para de chegar pessoas de todos os lugares para serem atendidas”, destacou.
Os casos de Amidalite (inflamação nas amídalas) tiveram o maior número de pacientes em janeiro, com 300 atendimentos. Depois vieram as alergias (133), cefaleias crônicas (dores de cabeça), com 123, cefaléias tensionais, 93, e cefaleia vascular, com 31 atendimentos no mês de janeiro último.

Casos mais graves como acidentes de trânsito tiveram uma média de 33 atendimentos em janeiro e 19 casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), o popular 'derrame cerebral'.
Já os ferimentos, que incluem tanto os causados por armas como os de acidentes, foram atendidos 26 casos em janeiro, mas esses números podem variar, segundo explicou a enfermeira.

ESTRUTURA

A UPA de Timon tem a estrutura de três pediatrias, quatro salas vermelhas para atender pacientes mais graves (semiintensivo), 8 leitos para pacientes em observação. Existem um setor de acolhimento que abriga cerca de 30 pessoas por vez, um setor de classificação de risco, uma enfermaria para triagem, e quatro consultórios sendo dois para os clínicos e dois para os pediatras.
Possui ainda uma sala para medicação infantil e outra para adultos, um setor de sutura onde são atendidos os feridos graves, uma sala para eletrocefalograma, uma para inalação, outra para coleta de material e duas para observação, divididas em pediatria e adultos.
Tem uma central para material esterilizado, um equipamento de Raio X, um Autoclave (esterelizador), uma máquina para eletrocefalograma, um cardioversor (para reanimar com choque elétrico vítimas de paradas cardíacas).
Em todos os casos atendidos, segundo explicou a coordenadora de enfermagem, em tese, o paciente deve ficar por, no máximo, 24h até se estabilizar para poder ser enviados aos hospitais conveniados para internação. “Geralmente eles ficam mais que 24h até se estabilizarem, ou para terem alta ou serem transferidos para internação nos hospitais conveniados com a UPA”, explicou.
Katiany disse que os hospitais conveniados com a UPA, são o Alarico Pacheco e hospital Parque Alvorada, em Timon, além dos hospitais de Caxias e Coroatá. “O HUT de Teresina não é conveniado com a gente, mas, às vezes, somos obrigados a transferir pacientes para lá”, disse.

foto:Edgar Rocha

PESSOAL DA SAÚDE

Segundo a coordenadora, a UPA conta com 41 médicos nas áreas de clínica Médica e Pediatria, sendo 5 deles por plantão. São 15 enfermeiras que auxiliam os médicos, sendo 5 por plantão. “As enfermeiras são contratadas através da empresa Bem Viver, prestadora de serviço da Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão”, disse.

 

 

 

  FOTOS: Edgar Rocha

PM avalia Zé Pereira de Timon (MA) como o mais tranquilo e faz balanço de ocorrências

Major Medeiros - comandante da PM de Timon 

O Comando Geral da Polícia Militar avaliou o Zé Pereira de Timon 2013 como o mais tranquilo das últimas edições. Segundo explicou o Major Lucas Medeiros, comandante do 11º batalhão, em Timon, não houve homicídios nem disparos de armas de fogo, nem lesões graves como aconteceram em anos anteriores.
Considerando a quantidade de pessoas este ano, estimada em mais de 100 mil pessoas, o evento está dentro de um patamar considerado tranquilo, segundo o comandante. “Aconteceram, sim, pequenas prisões por baderna e agressões, mas isso é comum para festa desta magnitude”, destacou.

O espaço do SAAE, próximo á avenida, foi usado como base das polícias Militar e Civil. Os delegados Humaitan, do 1º DP, Ricardo Freire, da delegacia de Homicídios, e Michel, do 3ºDP, fizeram plantão por lá, segundo o comandante.
Segundo o major, foram 34 prisões por pequenos roubos, 6 por furtos, 21 por agressões, uma lesão corporal, um flagrante delito por porte ilegal de arma em que o indivíduo escondia um revólver calibre 38 debaixo de um chapéu caracterizado, mas não escapou dos olhos dos policiais, que eram muitos espalhados por toda avenida.
Houve um pequeno incidente na avenida em que um artista do banda Guetto é Guetto, que teria incitado os foliões a jogarem cerveja e apedrejar um camarote porque teria se ofendido com um gesto, porém os policiais ligeiramente contiveram a confusão.
Além disso, segundo o major Medeiror, foram centenas de apreensões de amas brancas como facas e canivetes, dentre outros.
O comandante disse que só a PM destacou 100 homens para a avenida Piauí tendo, inclusive, e pela primeira vez, o reforço de policiais das cidades de Caxias, Codó, Itapecuru, Chapadinha, São João dos Patos e Bacabal.

foto:Edgar Rocha / portalrg.com

Centenas de documentos perdidos como Identidades, CPF, cartões, documentos de veículos, dentre outros, foram encontrados e estão guardados no quartel do comando do 11º Batalhão de Timon. Quem perdeu documentos no Zé Pereira deve procurar o quartel da PM ou ligar para o 3212 3333, telefone do quartel.

foto: Edgar Rocha / portalrg.com