Dr. Valrian Feitosa

Rio de Janeiro: Francisco Leão
Graduado em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Faculdade Santo Agostinho. Trabalhou no portal Acessepiauí, Rádio Antares, Coordenadoria de Comunicação do Estado do Piauí (CCOM). Atualmente é repórter do Jornal Atual (RJ)

Paisagens deslumbrante de Ilha Grande

Visitantes vindos de todos os cantos do mundo chegam a ela através de embarcações que partem de Mangaratiba, de Conceição de Jacareí ou do Cais de Santa Luzia, no Centro de Angra dos Reis. Eles vêm em busca de todos os atrativos típicos de uma região, mas também à procura de um encanto que só é desfrutado na Ilha Grande tal a magia do lugar. Afinal, aquela porção de terra que é a maior das ilhas do litoral de Angra, com seus 193 km² encanta não apenas pelas belezas naturais, mas pela variedade de oportunidade que oferece aos visitantes, com seus atrativos naturais, históricos, ambientais e culturais.



O relevo acidentado e montanhoso do lugar é um verdadeiro colírio para os praticantes de caminhadas, que se reúnem em grupos curtindo aventuras que duram horas por entre as trilhas que cortam uma vegetação exuberante, formada por Mata Atlântica, mangue e restinga. Elevações como o Pico da Pedra D'Água e o Pico do Papagaio são atrativos a mais em meio à vegetação delimitada por costas recortadas por inúmeras penínsulas e enseadas, formando várias praias.



Maior ilha da Baía de Angra dos Reis, a Ilha Grande tem mais de cem praias, algumas consideradas as mais bonitas do Sudeste brasileiro, com destaque para as praias de Lopes Mendes, Aventureiro e Cachadaço. Para além destes cenários, o mar que rodeia a ilha abriga uma rica vida marinha, que faz a alegria de mergulhadores. Todas as tribos que frequentam o lugar têm como ponto de partida a Vila do Abraão, ponto de atracação de todas as embarcações que chagam à ilha.