Dr. Valrian Feitosa

Sebastião Silva Neto-Piripiri/PI
Sebastião Silva Neto, é Jornalista - Registro DRT de Nº 0002001/PI, profissional da área da comunicação, assessoria e publicidade. Colaborador do Portal RG.com.br da cidade de Piripiri,e municípios vizinhos

MEC nega boato sobre cancelamento e confirma Enem para dias 3 e 4 de Nobembro.


Ministério diz que pediu para a Polícia Federal investigar o caso de mensagens em redes sociais que falavam sobre a não realização do ENEM 2012

O Ministério da Educação informou nesta sexta-feira (26) que a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está confirmada para o fim de semana dos dias 3 e 4 de novembro. O ministério informou também que pediu para a Polícia Federal investigar mensagens postadas nas redes sociais Twitter e Facebook sobre um suposto cancelamento da prova.

O MEC disse que enviou ao superintendente da PF, Leandro Daiello Coimbra, um relatório sobre o aumento anormal do tráfego em seu portal nesta quinta-feira (25), dia em que circularam nas redes sociais mensagens com links sobre o cancelamento do Enem em 2009 dando a entender que se referiam a 2012. O ministério sisse também que enviou para a PF o conteúdo postado nas redes sociais a respeito do Enem. Procurada pelo G1, a PF não confirma ter recebido o material do MEC nem que será aberta uma investigação.

No rastreamento, segundo o MEC, foi constatado que muitos internautas estavam acessando reportagens publicadas em 2009 pelo portal Terra e pelo jornal "O Globo" sobre o cancelamento do exame naquele ano (em 2009, o Enem foi cancelado após vazamento de provas e precisou ser feita uma nova edição).

O ministro da Educação na época era Fernando Haddad (PT), que disputa neste domingo (28) o segundo turno para a prefeitura de São Paulo com José Serra (PSDB).

Início do boato
Segundo o relatório do MEC, o boato teve início a partir de um post do usuário Eden Wiedemann no Twitter com a frase "Vai HADDAD!!! MEC confirma cancelamento das provas do Enem", e dando link para uma reportagem de 2009 do Terra. De acordo com o ministério, Wiedemann é assessor de mídias sociais da campanha de Serra em São Paulo.

Fonte:G1.educação