Dr. Valrian Feitosa

Informalho: Jotta Rocha
Jotta Rocha. Jornalista e escritor, com ampla experiência nas redações de jornais, revistas e emissoras de rádios de Teresina e interior do Piauí e Maranhão

Jornalistas elegem nova diretoria FENAJ

Teve inicio ontem, 16, segue por hoje estendendo-se até amanhã18 de julho o processo onde os jornalistas brasileiros elegerão a nova direção da FENAJ e Comissão Nacional de Ética da categoria - a Federação convoca a participação de todos para fortalecer o movimento sindical e as lutas dos jornalistas brasileiros num momento em que a profissão e os profissionais são duramente atacados. No mesmo período haverá eleição para as direções de diversos Sindicatos de Jornalistas. As comissões eleitorais nacional e regionais finalizam os preparativos para o processo.

Única Federação a realizar eleição direta para suas instâncias de direção, a FENAJ inaugurou tal processo no início da década de 1980, superando a legislação sindical autoritária ainda vigente naquele período. Com seu processo de eleição direta a Federação Nacional dos Jornalistas assegura a todos os jornalistas sindicalizados e quites com seus sindicatos o poder de decidir quem será sua nova direção. E é uma das poucas entidades sindicais de 2º grau onde é possível a qualquer associado, mesmo não integrando a diretoria dos Sindicatos de Jornalistas, concorrer à direção da Federação.
Profissionais que quitarem seus débitos com os Sindicatos da categoria nos dias da eleição também poderão participar. A Comissão Eleitoral Nacional e as comissões de 30 Sindicatos de Jornalistas brasileiros (o Sindicato do Maranhão não conseguiu encaminhar o processo eleitoral) estão finalizando os preparativos para assegurar a realização do processo eleitoral nas capitais e cidades que concentram a maioria dos profissionais, percorrendo as redações e principais locais de trabalho dos jornalistas.
Celso Schröder, presidente da entidade, destaca a importância do comparecimento às urnas. "É fundamental que todos participem da eleição para fortalecer o movimento sindical dos jornalistas num momento como este, onde os patrões arrocham salários, precarizam relações de trabalho e demitem", diz. "Todos os jornalistas que querem combater a crescente violência e cerceamento às liberdades de imprensa e expressão, defender a democratização da comunicação e que querem a aprovação da PEC do Diploma devem responder aos que nos agridem com ampla participação na eleição da FENAJ", convoca.
Além dos jornalistas sindicalizados até 16 de abril e quites com seus respectivos Sindicatos, poderão votar, também jornalistas aposentados. Profissionais que estiverem viajando poderão votar em trânsito, desde que comprovem a situação regular junto a seus estados de origem. Para a direção da FENAJ o eleitor escolhe uma das duas chapas. Já para a Comissão Nacional de Ética é permitido o voto em até 5 dos 10 candidatos inscritos.
Eleições simultâneas
Juntamente à eleição da FENAJ, vários Sindicatos de Jornalistas terão eleição também para suas direções entre os dias 16 e 18 de julho.

Em Pernambuco a eleição acontece nos dias 17 e 18 de julho. Concorrem duas chapas. A chapa 1, “Avançar Com Mobilização”, é liderada pela atual presidente da entidade, Ana Cláudia Eloi da Hora. E a chapa 2, “Você Sabe Porquê”, é presidida por Talis de Marinho de Andrade Lima.

No Sindicato dos Jornalistas do Ceará a eleição ocorre de 16 a 18 de julho, também com duas chapas inscritas. A chapa 1 - "Jornalistas Unidos, Sindicato Forte!", é encabeçada pela atual presidente em exercício da entidade, Samira de Castro, e a Chapa 2 - "Jornalistas: O Sindicato Merece Mais", é liderada pela ex-secretária-geral da entidade, gestão 2001/2004, Mozarly Almeida.

Disputada por 4 chapas, a eleição para o Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro também será em 3 dias, de 16 a 18 de julho. A Chapa 1, "Linha Direta com Jornalistas", é presidida por Bruno Cruz. Na chapa 2, "Sindicato é pra lutar - – Oposição de verdade", Paula Máiran é candidata a presidência. "Sindicato de todos para todos" é a chapa 3, encabeçada por Alberto Jacob Filho. E a chapa 4, "Democracia e transparência", é liderada por Nelson Moreira.

Também de 16 a 18 de julho haverá eleição para a direção do Sindicato dos Jornalistas de Goiás. O processo conta com uma chapa inscrita, encabeçada pelo atual presidente da entidade, Cláudio Curado Neto.

No Sindicato dos Jornalistas de Sergipe a eleição será no dia 18 de julho e também com chapa única. Paulo Souza é o candidato a presidente da chapa “Fortalecer a Luta para Continuar Avançando”.

O Sindicato dos Jornalistas da Bahia realiza eleições nos dias 17 e 18 de julho. A chapa única "Sou Jornalista. Sou Sinjorba" é liderada pela atual presidente da entidade, Marjorie Moura.

As eleições para a diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul vão acontecer de 16 a 18 de julho, também com chapa única. A chapa "Orgulho de Ser Jornalista" é encabeçada por Milton Siles Simas Júnior, atual vice-presidente do Sindicato.

Eleição nacional
Disputam o pleito para a FENAJ a chapa 1, “Sou jornalista, Sou FENAJ!”, liderada por Celso Schröder, e a chapa 2, “Luta Fenaj”, liderada por Pedro Pomar. Já para a Comissão Nacional de Ética, além de 4 candidaturas da chapa 1 e 4 candidaturas da chapa 2, estão inscritas duas candidaturas avulsas. Para a Comissão de Ética os eleitores poderão votar em até 5 candidatos.

Veja, a seguir, a composição das chapas que concorrem ao pleito.

Chapa 1 - “Sou Jornalista. Sou FENAJ!” 
Executiva
Presidente
: Celso Augusto Schröder (RS)
Primeira Vice-Presidente: Maria José Braga (GO)
Segunda Vice-Presidente: Valdice Gomes da Silva (AL)
Secretário Geral: José Augusto Camargo (SP)
Primeira Secretária: Valci Zuculoto (SC)
Primeira Tesoureira: Suzana Tatagiba (ES)
Segunda Tesoureira: Samira de Castro (CE)
Primeiro Suplente: Wilson Reis (AM)
Segundo Suplente: Bruno Cruz (RJ)

Vices Presidências Regionais
Vice Centro-oeste: Wanderlei Pozzembon (DF)
Vice Sul: Valmor Fritsche (SC)
Vice Sudeste: Aloísio Moraes (MG)
Vice Nordeste 1: Rafael Freire (PB)
Vice Nordeste 2: Osnaldo Moraes (PE)
Vice Norte 1: José Gilvan da Costa (RR)
Vice Norte 2: Junior Veras (TO)

Departamentos
Educação e Aperfeiçoamento Profissional: Carmen Pereira (RJ), Rafael Mesquita (CE), Rogério Wagner (MG)

Relações Institucionais: José Carlos Torves (RS), Márcia Quintanilha (SP), Luiz Spada (GO)

Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral: Déborah Lima (CE), Edvaldo de Almeida (SP), Bruno Couto (MG)

Cultura e Eventos: Marjorie Moura (BA), Maigue Gueths (PR), Maria das Graças Prado de Oliveira (PE)

Mobilização em Assessoria de Imprensa: Luis Carlos Luciano (Dourados), Douglas Dantas (ES), Genezia Vasconcelos (AC)

Relações Internacionais: Suzana Blass (RJ), José Maria Nunes (RS), Paulo Zocchi (SP)

Mobilização dos Jornalistas em Produção de Imagem: Land Seixas (PB), Robinson Estrasulas (RS), Lailson de Holanda Cavalcanti (PE)

Saúde e Previdência: Priscilla Lima do Amaral (PA), Regina Maria Ferreira de Oliveira (BA), Luiz Carlos Oliveira (PI)

Conselho Fiscal: Volney de Jesus Oliveira (AP), Flávio Peixoto (AL), Lúcia de Fátima Figueiredo (PB).

Comissão Nacional de Ética: Beth Costa (RJ), Sérgio Murillo de Andrade (SC), Romário Schettino (DF), Mário Messagi Júnior (PR).

Chapa 2 - “Luta, FENAJ!”
Executiva

Presidente: Pedro Estevam da Rocha Pomar (SP)
1ª Vice-Presidente: Caroline Rejane dos Santos (SE)
2º Vice-Presidente: Paulo Roberto Ferreira (PA)
Secretário-Geral: Jonas Valente (DF)
1ª Secretária: Paula Mairan (RJ)
1º Tesoureiro: Pedro Carrano (PR)
2ª Tesoureira: Elida Rachel Miranda Sousa (AL)
1º Suplente: Alberto Freitas (BA)
2a Suplente: Ana Angélica de Araújo Werneck (MT)

Vices Presidências Regionais
Vice-Presidente Norte I: Ana Santos (AC)
Vice-Presidente Norte II: Alcinéa Cavalcante (AP)
Vice-Presidente Nordeste I: Júlia Lopes (CE)
Vice-Presidente Nordeste II: Carlos Roberto Magalhães Numeriano (PE)
Vice-Presidente Sudeste: Talita Aquino (MG)
Vice-Presidente Centro-Oeste: Ítalo Milhomem Santos Zikemura (MS)
Vice-Presidente Sul: Luciamem Caiaffo Winck (RS)

Departamentos
Relações Institucionais:Rudson Pinheiro Soares (RN); Leonor Costa (DF); Cristian Góes (SE)

Relações Internacionais: Luiz Edmundo Continentino Porto (RJ); Vivian Neves Fernandes (SP); Marcos Urupá (DF)

Educação e Aperfeiçoamento Profissional: Álvaro Britto (RJ); Jecyone Pinheiro (PA); George Washington (SE)

Cultura e Eventos: Pedro Zavitoski Malavolta (SP); Cláudia de Abreu (RJ); Daniel dos Santos Hammes (RS)

Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral: Ernesto Dantas Marques (BA); Camila Rodrigues (SC); Gibran Mendes (PR)

Mobilização em Assessoria de Comunicação: Fritz Rivail Nunes (RS); Rafael Fabrício Cardoso Duarte (RN); Wanderson Lima Mansur (ES)

Mobilização dos Jornalistas de Produção e Imagem: Daniel Fonseca Ximenes Ponte (RJ); Victor José Lima Martins (SP); Jorge Brum (DF)

Saúde e Previdência: Maria Cecília Figueiredo (SP); Jonas da Silva (MT); Carlos Alberto de Oliveira (BA)

Conselho Fiscal: Márcia Albuquerque Carneiro (Juiz de Fora); Álvaro Lopes Guimarães (RS); Wemerson Augusto da Silva Pinheiro (PR)

Comissão Nacional de Ética: Beatriz Barbosa (SP); José Alves Pinheiro Junior (SP); Francisco Canindé (RN); Helena Palmquist (PA).

Concorrem à Comissão Nacional de Ética, também, as candidaturas avulsas de Luiz de Azevedo Compiani Júnior (RS) e Ângela Maria Marinho Pereira (CE).

Boletim FENAJ