Dr. Valrian Feitosa

Prof. Naldo
Francinaldo de Sousa Bezerra. Graduado em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduado em História do Brasil e professor da rede estadual de ensino no Piauí e Maranhão. Produtor de eventos, crítico político e cultural.

Folha complementar para professores do estado do Piauí será paga em fevereiro


Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (29), entre os secretários Átila Lira (Educação), Paulo Ivan (Administração), Silvano Alencar (Fazenda) e representantes do Sinte, ficou definido que os professores da rede estadual terão um reajuste salarial de 7,97% sobre todos os salários atuais. “Esse aumento será todo de uma vez e retroativo a janeiro.


“O governador já autorizou que a Secretaria de Educação faça uma nova folha complementar”, explicou o secretário Átila Lira, declarando ainda que os salários referentes ao mês de janeiro serão pagos no início de fevereiro e a folha complementar será paga logo em seguida. “Já foram tomadas todas as medidas para que essa folha complementar seja feita de forma que neste mês de fevereiro ela seja paga com a diferença do reajuste que o governador está concedendo para toda carreira do magistério para este ano de 2013”, completa o titular da pasta da Educação.

Segundo o secretário, com esta medida, o Piauí vai ficar com o piso salarial maior que o piso nacional em 15,8%. “É uma decisão importante de política educacional e salarial, pois vai criar condições para que neste ano tenhamos um calendário escolar normal e poderemos trabalhar a melhoria do IDEB no Estado”, diz o secretário, afirmando que neste será feita a avaliação pelo Ministério.

Lira comenta ainda que o governador autorizou as secretarias de Educação e Administração para que nos próximos 30 dias seja feita uma proposta de revisão do plano de carreira de todo o magistério. “Este plano define os níveis do início da carreira e o percurso que o professor terá na esfera educacional, com a inclusão de especialização, mestrado, doutorado. São níveis que foram se estreitando ao longo do tempo e que serão revistos para que em 2014, possamos ter um plano de carreira que possa melhorar a remuneração do magistério”, pontua.

Na reunião também foi discutida a municipalização das séries iniciais e o governo está, junto com os municípios, trabalhando para que as primeiras quatro séries sejam executadas dentro de um padrão de qualidade. “Já orientamos aos gestores municipais que onde existir uma escola estadual sem ser utilizada, a prefeitura pode matricular as crianças e fazer a gestão. Estamos fazendo isso em Parnaíba, Picos, Floriano, Piripiri, Campo Maior, Corrente e outras cidades”, informa.

O secretário garante que na próxima semana, a Assembleia Legislativa vai receber o projeto de lei reajustando o salário dos professores estaduais. “

Fonte: Cidade Verde