Dr. Valrian Feitosa

Dr. Valrian Feitosa
Médico cirurgião cardiovascular e cirurgião geral. Formado em Medicina pela Universidade Federal de Campina Grande (PB) com residências em Angiologia e Cirurgia Vascular pela Escola de Saúde Pública do Ceará e em cirurgia gerel pela UFPI

ESPERANÇA AOS PACIENTES DIABÉTICOS

 

Centro de atenção aos diabéticos poderá ser implantado em Teresina

07/05/2015 00:12 - Fonte: Governo do Estado - Edição Marciene Sousa

 
Reunião sobre Centro de atenção aos diabeticos (Foto:James Almeida)
Implantação de centros de atenção aos pacientes com Diabetes e protocolo de atendimento àqueles que recebem medicamentos e insumos foram temas da reunião entre o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, e membros da Associação dos Diabéticos do Piauí (Adip), nesta quarta-feira (6) na sede da Secretaria.

» Siga o Portal RG no Twitter

“A ideia é fortalecer a atenção básica para aumentar a resolutividade e implantar centros de atenção aos diabéticos e hipertensos, tendo nas cinco macrorregiões, Teresina, Parnaíba, Picos, Bom Jesus e Floriano, retaguarda para o atendimento de média e alta complexidade”, afirmou o secretário.

Foi acordado ainda que, em parceria com a Adip, a Assistência Farmacêutica adotará um protocolo de atendimento aos diabéticos e que será apresentado à Sociedade Brasileira de Endocrinologia para validação.

“Saímos satisfeitos com a reunião, pois viemos nos apresentar para iniciar um diálogo, apresentando as nossas necessidades e fazer implementar a lei estadual de dispensação de medicamentos aos diabéticos”, afirmou a presidente da Adip, Jeane Melo.

Na oportunidade, a Associação apresentou uma Carta-Proposta da instituição, onde elenca dez pontos para atender os diabéticos, como criar e executar programas preventivos, organizar um programa de educação continuada, capacitação profissionais que atuam na rede escolar, facilitar o acesso aos serviços, entre outros pontos.