Dr. Valrian Feitosa

Rio de Janeiro: Francisco Leão
Graduado em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Faculdade Santo Agostinho. Trabalhou no portal Acessepiauí, Rádio Antares, Coordenadoria de Comunicação do Estado do Piauí (CCOM). Atualmente é repórter do Jornal Atual (RJ)

Encantos de Itacurucá

Com um cenário natural deslumbrante e provocador, Itacurucá, distrito de Mangaratiba, agrada os moradores e a todo tipo de turista que procuram a região. Várias praias do lugar são convites irrecusáveis para quem é de sol, gosta de adrenalina e não resiste vivenciar momentos de aventura. Nessa região, é impressionante a demonstração de força da natureza.
Para o turista que deseja conhecer e se encantar com as belezas naturais do lugar, a dica é fazer um passeio abordo de uma Saveiro, barco que leva o nome de um carro. No cais de Itacurucá, entre as dezenas de embarcações, a Saveiro Três Amigos com capacidade para 140 pessoas chama atenção pelo tamanho. É equipada com coletes salva-vidas e quatro pessoas integram a tripulação


Cais da Praia de Itacucurá tem visual deslumbrante (Foto: Francisco Leão)

Abordo dela, os visitantes da região e turistas percorreram lugares paradisíacos, uma oportunidade única para tirar fotografias e mergulhar nas mais belas praias, de águas calmas e cristalinas. O passeio custa algo em torno de R$ 70. O tour começa no caís em frente à Igreja Nossa Senhora de Santana. A primeira parada acontece na Ilha dos Martins, território pertencente a Itaguaí, ocasião em que os passageiros podem contemplar o verde do lugar, ao mesmo tempo admirar o azul do mar.
Na sequência, o roteiro segue para a praia de Quatiquara, onde os turistas após descerem do barco, têm a oportunidade de fazer uma trilha numa espécie de floresta encantada antes de chegar à faixa de areia. Para os turistas, as descobertas vêm uma atrás da outra.


Beleza e magia da Praia de Quatiquara impressionam (Foto: Francisco Leão)

Depois de deixar Quatiquara, a viagem vai ficando cada vez mais emocionante no mar sereno da Baía de Sepetiba. O próximo destino é a praia de Águas Lindas, onde o nome faz jus ao lugar. Na primeira vista, o turista se depara com um paredão de rochas na Mata Atlântica. De lá, a embarcação segue o seu destino; a festa dentro do barco continua rumo à praia de Pitangueira e, por último, Praia Grande, antes de voltar no entardecer ao cais de Itacurucá, onde o passeio chega ao fim.
Águas Lindas: nome faz jus ao lugar com seus paredões imponente (Foto: Francisco Leão)

Passeio em saveiro custa em média R$ 70 com direito a bebida e almoço (Foto: Francisco Leão)