Dr. Valrian Feitosa

Sebastião Silva Neto-Piripiri/PI
Sebastião Silva Neto, é Jornalista - Registro DRT de Nº 0002001/PI, profissional da área da comunicação, assessoria e publicidade. Colaborador do Portal RG.com.br da cidade de Piripiri,e municípios vizinhos

Como escolher o piso ideal para seu imóvel

Pisos / Revestimentos

Pisos e revestimentos são a base de uma casa bonita e bem decorada. Se escolhidos corretamente, deixam o ambiente - seja a cozinha, o quarto ou o banheiro - mais sofisticado e agradável visualmente. Existem diversos tipos de pisos e revestimentos no mercado, com diferentes níveis de resistência. Cada um foi feito para um tipo de ambiente e o determinado tráfego de pessoas.


Qual a diferença de piso e revestimento?

A diferença está no tamanho e na aplicação:
O piso foi feito para ser aplicado no chão, mas também pode ser utilizado na parede.
Já o revestimento pode ser aplicado apenas na parede, e geralmente é de tamanho menor.


Quais são os tipos de pisos?

Existem vários tipos: os pisos frios, como cerâmicas e porcelanatos, revestimentos de madeira e carpetes. Pisos frios são ideais para cozinhas e banheiros, pois são fáceis de limpar, não mancham e são resistentes. Existem várias opções de acabamentos que reproduzem texturas de pedras, couro, madeira e cimento queimado. Já revestimentos mais “quentes” dão um ar mais aconchegante ao ambiente, como tábuas e tacos de madeira, que são mais baratos e fáceis de instalar. Também existem carpetes de diversos tipos e cores, com fios sintéticos e anti-alérgicos.


O que significa o “PI” do piso e quais os tipos?

PI é a resistência à abrasão do esmalte cerâmico do piso ou revestimento. Pode ser PI 1, 2, 3, 4 e 5. O PI 1 indica um esmalte frágil, encontrado em azulejos, não aceitando nenhum tipo de atrito. O PI 2 é indicado para pisos com pouco tráfego. Já o PI 3 é o tipo mais usado em residências, em qualquer cômodo. Os PIs 4 e 5 são indicados para lugares com extremo tráfego de pessoas ou de peso, como garagens e estabelecimentos comerciais.


Qual a proporção de argamassa por metro de piso / revestimento?

A proporção é de 4m² para cada saco de 20kg. Exemplo: para 28m² será necessário utilizar 7 sacos de argamassa.


Qual a proporção de rejunte por metro de piso / revestimento?

A proporção é de 3m² para cada quilo de rejunte. Exemplo: em 28m² do exemplo anterior, será necessário usar 10kg de rejunte.

Fonte:Nonato Junior - Portal RG