Reprodução

Oscar D'Ambrosio
Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.

A arte de Rodrigues Lessa

Profusão de imagens, intensidade das cores, fascínio pela cultura popular e equilíbrio nas composições caracterizam a obra de Rodrigues Lessa. Nascido em Tupã, SP, e radicado em Avaré, SP, foi numa viagem para a Bahia, impressionado com as imagens que absorveu em Ilhéus, que recebeu o chamamento para a pintura.

Incentivado pelo diretor de teatro Antonio Marcos de Campos e pela artista plástica e restauradora Nilva Leda Calixto, Rodrigues encontrou forças para trabalhar compulsivamente. Autodidata, suas cenas se destacam pelas tonalidades fortes e pelas formas de composição que dão dinamismo às telas.

Rodrigues parece se sentir mais à vontade quando conta com um grande número de elementos na tela. Cada personagem ganha então intensidade no conjunto, em criações harmônicas, onde é possível sentir uma musicalidade. Seus enquadramentos geralmente são distantes, autênticos recortes de imagens, talvez oriundos de sua profissão de fotógrafo.

Nessas combinações, há um clima de alegria transmitido ao espectador. O artista revela amor pelo povo brasileiro. Os grupos de trabalhadores, agricultores ou de participantes de festas ou procissões são mais importantes do que as figuras individuais Há em sua pintura um intenso amor à atividade artística, agradável aos olhos e enriquecedor ao coração.

Oscar D'Ambrosio, Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.