Reprodução

Oscar D'Ambrosio
Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.

A arte de Gerson Lima

Formado em Licenciatura em Desenho e Plástica pela UFBa, Gerson Lima trabalha com modelagem em argila, pinturas em óleo e acrílica sobre tela, desenhos e outras técnicas. Sua manifestação visual mais interessante, porém, está nas esculturas em que retrata figuras populares.

As suas criações apontam para uma observação atenta dos mais diversos personagens que estão nas feiras populares e que representam um Brasil muitas vezes escondido, que busca constantemente ganhar força, mas que em geral não consegue se firmar nos mercado de artes instituídos.

A visualidade que Lima representa em suas obras é por muitos considerada exótica. Não há quem a despreze ou a desvalorize explicitamente, mas ela se situa num espaço marginal, pois a maioria das galerias de renome e museus a tratam como algo curioso, geralmente como uma temática de turista, não como representação artística em si mesma.

As esculturas de Gerson Lima trazem à tona essas discussões, São realizações plenas de significação não só na sua realização final, mas na sua concepção, que inclui tanto a escolha do assunto quanto a técnica utilizada para obter o resultado desejado. Desse modo, o artista baiano cumpre seu papel de nos maravilhar plasticamente e nos fazer pensar.

Oscar D'Ambrosio, Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.