Reprodução

Oscar D'Ambrosio
Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.

A arte de Elsa Farias

Nascida em Diadema, SP, em 1961, Elsa Farias, radicada em Socorro, SP, desde 2003, além de artista plástica, é atriz, professora de teatro e contadora de histórias. As suas atividades se alimentam justamente daquilo que conhece e do que imagina para realizar composições diferenciadas.

O grande segredo plástico de suas imagens parece estar justamente nessa capacidade de trazer para a tela personagens. E cada um deles aparenta ter algo para nos dizer. Talvez o elemento fundamental na sua jornada seja ter exatamente a percepção que é a individualidade que valoriza cada trabalho.

A força de cada obra se manifesta exatamente nessa capacidade de trazer elementos internos à tona. O que está em jogo é muito mais do que questões formais de cor, forma ou conteúdo. Surge em cada trabalho a expressividade intensa de uma percepção e de um sentimento de estar no mundo.

Por meio de sua inteligência visual, Elsa Farias nos brinda com interpretações do real que constituem verdadeiras narrativas. Cada imagem evoca situações anteriores e posteriores, como se aquilo que pinta fosse justamente um fragmento, um instante de um todo que somente funciona se as partes estiverem bem articuladas. Esse é o maior desafio.

Oscar D'Ambrosio, Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.