Geral

Venezuela bloqueia acesso à Wikipedia após edição contra Maduro

Foto: Divulgação51° presidente da República Bolivariana da Venezuela
51° presidente da República Bolivariana da Venezuela

A Venezuela bloqueou o acesso à Wikipedia, maior enciclopédia online, no último sábado (12). Dessa maneira, agora a Venezuela figura ao lado da Turquia como o segundo país no mundo a impedir que seus cidadãos possam navegar no domínio, afirma o grupo de direitos digitais NetBlocks.

Uma "guerra de edição" causou o fechamento da Wikipedia na Venezuela

O acesso foi bloqueado pela CANTV, rede de telecomunicações estatal venezuelana. Hoje, a Venezuela conta com cerca de 16 milhões de pessoas com acesso à internet — enquanto isso, o Wikipedia recebia cerca de 60 milhões de visualizações mensais do país sul-americano.

O banimento da Wikipedia aconteceu por causa de uma polêmica, afirma o NetBlocks. Um artigo editado no site listava Juan Guaidó, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, como o “51° presidente da República Bolivariana da Venezuela”. Ou seja, retirando o presidente Nicolás Maduro de sua função oficial, cargo que ocupa há mais de cinco anos.

A edição colocada na Wikipedia teria sido a gota d’água para o governo, que resolveu a questão bloqueando o acesso completo ao site.

Como acessar após bloqueios

Para acessar sites bloqueados por região, você pode buscar o acesso por meio de redes privadas virtuais (VPN). É interessante notar que as VPNs gratuitas podem ser boas em um primeiro momento, porém, nunca se tem certeza sobre como seus dados são protegidos em VPNs gratuitas.

Fonte: Tecmundo