Geral

Telescópios mostram um verdadeiro ‘mexido’ galáctico

A galáxia Arp 299, a 140 milhões de anos-luz da Terra, é um sistema com duas galáxias em fusão, cujas estrelas vão se misturando
Foto: Raio X – Nasa/CXC/ Universidade de Creta/K. Anastasopoulou et al., Nasa/NuSTAR/GSFC/A. Ptak et alGaláxia Arp 299: sistema em que duas galáxias estão se fundindo, com estrelas de cada galáxia se misturando entre si.
Galáxia Arp 299: sistema em que duas galáxias estão se fundindo, com estrelas de cada galáxia se misturando entre si.

A galáxia Arp 299 é um sistema localizado a cerca de 140 milhões de anos-luz da Terra, contendo duas galáxias que estão se fundindo. Isso criou uma mistura parcial de estrelas de cada galáxia.

Dados do Observatório de Raios X Chandra, da Nasa, revelam 25 fontes de raios X brilhantes espalhadas por toda a “mistura” Arp 299. Quatorze dessas fontes são emissoras tão fortes de raios X que os astrônomos as categorizam como “fontes ultraluminosas de raios X” ou, na sigla em inglês, ULXs.

A imagem composta da galáxia Arp 299 reproduzida acima contém dados de raios X do Chandra (rosa), dados de raios X de alta energia do satélite NuSTAR, da Nasa (roxo), e dados ópticos do telescópio espacial Hubble, da Nasa/ESA (branco e marrom claro). A Arp 299 também emite grandes quantidades de luz infravermelha. Elas foram detectadas por observatórios como o Spitzer, da Nasa.

Fonte: Revista Planeta

Saiba mais sobre: