Esporte

Sócios aprovam venda do Vasco: veja quem está a caminho de virar SAF no Brasil

Foto: ReproduçãoVenda do Vasco
Venda do Vasco

Sócios aprovam venda do Vasco: veja quem está a caminho de virar SAF no Brasil

A adoção do modelo de Sociedade Anônima de Futebol (SAF) pelos clubes tomou o noticiário esportivo no Brasil. Com a SAF, uma agremiação interessada pode, basicamente, se transformar em clube-empresa. Neste domingo (7), os sócios do Vasco votaram e aprovaram a venda de sua SAF para a 777 Partners. Veja aqui clubes brasileiros que já estão se transformando em SAF, quais estão próximos ou os que estudam implementar o modelo!

John Textor rompe com patrocinadores do Botafogo: saiba quanto valem as camisas dos principais times brasileiros

Vasco

Veja imagens da votação que sacramentou venda da SAF do Vasco para 777

Em votação entre os sócios no último domingo, o Vasco aprovou a venda da sua SAF (Sociedade Anônima do Futebol) para a 777 Partners. Os torcedores marcaram presença na sede do Calabouço e fizeram a festa após a divulgação do resultado.

Portuguesa

A Portuguesa de Desportos, tradicional clube de São Paulo, aprovou a transição para tornar-se uma Sociedade Anônima de Futebol. Com 85,5% dos votos do Conselho Deliberativo, a equipe pretende encontrar um possível comprador que consiga injetar dinheiro no clube para haver uma melhora na atual situação da Lusa.

Santa Cruz

Durante a festa de comemoração do Real Madrid no Santiago Bernabéu da 14ª taça da Champions League, um torcedor do Santa Cruz fez um pedido inusitado para o lateral Marcelo e implorou para que o brasileiro compre a SAF do Coral. Como resposta, o torcedor ouviu de Marcelo que o processo está em andamento. Lembrando que o ex-lateral do Real Madrid é um dos investidores do Azuriz, clube-empresa do Paraná que está interessado na compra dos direitos do Santa Cruz.

Bahia

O Bahia, atualmente na Série B, trabalha firme nos bastidores para que o clube seja vendido ao Grupo City através do seu processo de SAF. O presidente Guilherme Bellintani foi a cidade de Manchester, na Inglaterra, e acompanhou o duelo do City, que faz parte do grupo empresarial dos Emirados Árabes. Segundo o 'Correio', da Bahia, e o jornalista Rafael Reis, do 'Uol', a ideia do Grupo City é comprar 90% das ações e desembolsar R$ 650 milhões nos cofres do Esquadrão de Aço entre 2022 e 2024. O Grupo City já estaria até de olho em reforços para o clube baiano.

Atlético-MG

Antes de apresentar proposta ao Bahia, o City Football Group, empresa que comanda o Manchester City, segundo informação publicada pelo jornalista Rodrigo Capello, fez uma proposta de R$ 1 bilhão parar adquirir a futura SAF do Atlético-MG. A empresa é controlada pelo sheik Mansour Bin Zayed, que pensa em ampliar a atuação de sua companhia na América do Sul, tendo o Galo como "carro-chefe". A proposta do Grupo City inclui a aquisição de 51% do Atlético, mas os dirigentes do clube, a princípio, não ficaram satisfeitos com a oferta.

São Paulo

No Tricolor, o assunto SAF ainda é distante. Porém, apesar do sentimento de que a iniciativa não seria aprovada no Conselho Deliberativo do clube, o diretor de futebol Carlos Belmonte afirmou, em entrevista ao portal 'ge', que a mudança será inevitável para o São Paulo no futuro.

Chapecoense

Os conselheiros da Chapecoense aprovaram, por unanimidade, a mudança da gestão do clube para Sociedade Anônima do Futebol na véspera do último Natal, em 24 de dezembro de 2021. O novo modelo clube-empresa conta com a cisão do departamento de futebol, contemplando o profissional masculino e feminino, as categorias de base masculinas e femininas e todas as suas respectivas situações, de acordo com o clube.

Botafogo-SP

Botafogo-SP, tradicional clube de Ribeirão Preto, está desde 2018 no modelo de clube-empresa. O futebol botafoguense é administrado 60% pelo próprio clube e 40% pela Trex Holding, empresa de investimentos comandada por Adalberto Baptista.

Noroeste

Em dezembro de 2021, o Conselho Deliberativo do Noroeste aprovou uma mudança no estatuto do clube, que deixará de ser uma associação sem fins lucrativos para se transformar em uma SAF. A gestão da SAF no Noroeste ficará a cargo do empresário Reinaldo Mandaliti, presidente do Sesi-Bauru e filho de Valdomir Mandaliti, ex-mandatário do clube.

América-MG

O Coelho chegou perto de acordo com o fundo americano Kapital Football Group, que também é dono do Bordeaux (FRA). Uma diferença entre questões tratadas fez a negociação ser encerrada, mas o clube segue com a intenção de virar SAF.

Gama-DF

O Gama quer virar SAF e chegou a buscar investidores pela empresa Green White Investments LLC, em janeiro, mas alegou "descumprimento de cláusulas financeiras" e tirou o projeto da SAF das mãos de terceiros.

Athletico-PR

Os sócios do Furacão votaram e deram permissão para que o Conselho Deliberativo do clube busque as formas necessárias para que o Athletico vire uma SAF.

Coritiba

Assim como aconteceu no Athletico-PR, o Coritiba deu o primeiro passo para virar uma SAF com a aprovação dos sócios do Coxa na Assembleia Geral Extraordinária. A votação terminou com 95% a favor da mudança.

Joinville

Em novembro de 2021, o Conselho Deliberativo do Joinville aprovou o relatório final feito pela comissão de estudo e viabilidade da implantação da sociedade Anônima do Futebol para o JEC se tornar clube-empresa. No modelo aprovado, a SAF poderá ter até 90% de suas ações vendidas para investidores, enquanto 10% ficam com o clube associativo.

Paulista

O Paulista trabalha para se adequar e poder virar uma Sociedade Anônima do Futebol. Uma vez que foi aprovada a estrutura da SAF, agora uma assembleia geral deve ser convocada para que sejam eleitos dois diretores e ainda os integrantes dos Conselhos Fiscal e Administrativo (três integrantes para cada Conselho, no mínimo; o número de conselheiros deve ser ímpar).

Fonte: Lance!