Esporte

Resumo do Futebol. Confira os resultados dos principais campeonatos e os bastidores do futebol

Seleção sub-17 derrota a Argentina

Brasil derrota Argentina e leva título sul-americano sub-17 pela 10ª vez
Com direito a golaço do vascaíno Guilherme, Seleção faz bela partida e conquista o caneco no Equador mais uma vez diante dos hermanos

Por GLOBOESPORTE.COM Quito, Equador
 

Em sua melhor exibição no Sul-Americano sub-17, a Seleção Brasileira derrotou a arquirrival Argentina por 3 a 2, neste sábado, e assegurou o título da competição realizada no Equador pela décima vez na história. Os gols do triunfo no estádio Casablanca, em Quito, que ratificaram a freguesia dos hermanos diante do Brasil no torneio (com apenas duas conquistas, eles já haviam sido superados em outras cinco oportunidades pela equipe canarinho), foram anotados por Léo, Matheus e Guilherme, este último uma verdadeira pintura (confira no vídeo ao lado).

O resultado deixou o Brasil com 13 pontos no hexagonal final do Sul-Americano, quatro à frente do vice-campeão Uruguai e a seis dos hermanos. Além do caneco, o quarto consecutivo, e de solidificar sua hegemonia no continente (10 títulos em 14 possíveis), a equipe canarinho também está garantida no Mundial da categoria, que será realizado no México, em junho.

Confira as imagens da conquista brasileira contra a Argentina
Comemoração da seleção sub 17 contra a Argentina (Foto: AFP)Brasil comemora vitória e título. E tudo isso diante da arquirrival Argentina (Foto: AFP)

Para ser campeã, a Argentina entrou em campo precisando vencer o Brasil por 2 a 0 para tirar a diferença no saldo de gols e se sagrar campeã. Mas, apesar da vantagem de poder perder por até um gol de diferença, o Brasil começou pressionando, atacando em bloco e com apoio dos laterais. Aos quatro, o atacante Léo, que defende o Cruzeiro, fez bela jogada individual e tocou na medida para o meia-atacante Lucas Piazón. Já negociado com o Chelsea, o são-paulino chutou por cima do gol.
Os dez títulos do Brasil no Sul-Americano sub-17: 1988 1991, 1995, 1997, 1999, 2001, 2005, 2007, 2009 e 2011

Dois minutos depois, o vascaíno Guilherme tabelou com Adryan, atleta do Flamengo, e obrigou o goleiro Sequeira fazer grande defesa. O arqueiro dos hermanos voltou a trabalhar aos 12. Lucas Piazón recebeu do lado direito, cortou para o meio e chutou rasteiro no canto. Sequeira se esticou todo e espalmou a bola que ainda bateu na trave. Na sequência, Léo chutou cruzado e, por pouco, Marlon Bica, volante do Inter-RS, não marcou de carrinho.

Aos 20, a primeira chegada com perigo da Argentina. Após lançamento da defesa, Lucas Pugh recebeu sozinho na intermediária canarinho, penetrou na área, mas demorou na hora do arremate permitindo o corte do lateral Wallace, do Fluminense.

O lance despertou o rival que, aos 22, quase abriu o placar com um forte chute de Carreras de fora da área. Bem colocado, o goleiro Charles, do Cruzeiro, espalmou para escanteio.

CAMPEONATO CARIOCA

Jefferson e Felipe: rivais afinados nos elogios e nos pênaltis
Goleiros de Botafogo e Flamengo destacam qualidade do adversário e admitem preparação especial em semana do clássico

Por Gustavo Rotstein e Richard Souza Rio de Janeiro

felipe jefferson montagem flamengo botafogo (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Felipe e Jefferson: personagens do clássico
(Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

Desde 2007, quando deram início à sequência de decisões em âmbito estadual, Botafogo e Flamengo tiveram como protagonistas artilheiros como Obina e Loco Abreu. Mas ao mesmo tempo, os goleiros tiveram papel de destaque. Neste domingo, Jefferson e Felipe serão algumas das principais peças das duas equipes que se enfrentam ainda buscando uma vaga na semifinal da Taça Rio.

Seja com bola rolando ou depois dos 90 minutos, as cobranças de pênalti foram uma constante nos clássicos entre Botafogo e Flamengo nos últimos quatro anos. Foi dessa forma que o Rubro-Negro sagrou-se campeão em 2007 e em 2009, ainda com Bruno (hoje preso por suposta participação no desaparecimento de Eliza Samúdio) no gol.

No ano passado, Jefferson defendeu uma cobrança de Adriano no segundo tempo da final da Taça Rio, garantindo o título antecipado do Carioca ao Alvinegro. Na semifinal da Taça Guanabara de 2011, Felipe defendeu duas cobranças, dando a vitória ao Rubro-Negro.

Jefferson e Felipe estarão mais uma vez frente a frente neste domingo. Apesar da crescente rivalidade entre as duas equipes, o clima entre os dois goleiros é, antes de tudo, de cordialidade. No entanto, a admiração recíproca ficará de lado durante 90 minutos neste domingo. O goleiro do Alvinegro admite que a semana que antecede uma partida contra o Flamengo merece uma preparação diferente. Afinal, além de precisar estar no melhor de sua forma, ele sabe que seus companheiros terão uma dificuldade a mais por estarem diante do número 1 adversário.

- Enfrentar o Flamengo não é mais um jogo. É aquela partida na qual todo jogador gosta de estar. Procuro me preparar mais para os clássicos, me concentrando ao máximo nos treinos e relaxando muito quando eles terminam. É importante conter a ansiedade - disse.

Goleiros destacam qualidades do rival

Jefferson costuma dizer que a classe dos goleiros é muito unida, tamanho o sacrifício diário nos treinos e a pressão sofrida nas partidas. Assim, antes de a bola rolar, Felipe deixa a rivalidade de lado e destaca toda a sua admiração pelo goleiro da Seleção Brasileira.

- É um duelo especial, com um goleiro de nível de Seleção. Sem dúvida é o melhor do país na atualidade. Temos de caprichar para fazer gol. Um dos comentários que fiz na disputa de pênaltis contra o Botafogo, na semifinal da Taça Guanabara, era que tínhamos de forçar ao máximo as cobranças para que ele não defendesse - observou.

O goleiro do Botafogo também destacou as virtudes de seu adversário, dentre as quais o poder de recuperação depois de uma passagem conturbada pelo Braga, de Portugal, se destacando na equipe do Flamengo desde o início de 2011.

- Muitos talvez fecharam o cerco para o Felipe. Ele teve personalidade e profissionalismo para chegar ao Flamengo e se manter em boa fase. Merece todo o meu respeito, pois é um grande goleiro.

CAMPENATO PAULISTA

PALMEIRAS 2 X 0 PRUDENTE

Palmeiras vence, segue no topo e joga Prudente para perto da degola
Verdão faz 2 a 0 e obriga rival torcer por milagre contra rebaixamento. Valdivia e Luan discutem, mas fazem tudo 'pela vontade de ganhar'

por GLOBOESPORTE.COM

O Palmeiras cumpriu bem o plano proposto pelo técnico Luiz Felipe Scolari durante todo o Campeonato Paulista. O treinador, que colocou como meta estar entre os oito classificados para a fase final, depois ficar entre os quatro e fechar em primeiro a primeira fase do torneio concluiu parte da sua missão na noite deste sábado, no Canindé. Apoiado pela torcida e podendo se dar ao luxo de deixar Valdivia no banco no primeiro tempo, o Alviverde bateu o lanterninha Grêmio Prudente por 2 a 0 (assista aos gols) e seguiu no topo da tabela. A vontade de ganhar era tanta que o Mago e Luan discutiram de forma áspera na etapa final.

Com a vitória, o time chegou a 41 pontos e não pode ser alcançado nesta rodada por ninguém. Mas precisa torcer por uma derrota do São Paulo e por um tropeço do Corinthians para garantir o topo até o fim da primeira fase com antecedência. O Tricolor tem 37 pontos e é a ameaça mais forte. O Timão, com 35, só pode igualar os 41 do Verdão se vencer os dois jogos que restam e se o Alviverde perder na última rodada, diante da Ponte Preta, domingo, no Moisés Lucarelli.

Confira a classificação completa do Paulistão

Já o Grêmio Prudente vive uma situação extremamente delicada. Na última rodada, no próximo domingo, o time precisa vencer o Americana no Prudentão e ainda torcer por tropeços de Santo André, Linense e Ituano para se livrar do rebaixamento. A equipe de Presidente Prudente tem 14 pontos, na última posição.
Thiago Heleno na partida do Palmeiras contra o Prudente (Foto: Ag. Estado)Thiago Heleno marcou mais um gol no Canindé na vitória por 2 a 0 sobre o Prudente (Foto: Ag. Estado)

CAMPEONATO MINEIRO

Atlético-MG mira a Caldense para esquecer decepção na Copa do Brasil
Confronto em Poços de Caldas serve para definir posições na tabela de classificação, já que Galo ainda busca o primeiro lugar, à frente do Cruzeiro

Por GLOBOESPORTE.COM Poços de Caldas, MG

Mancini atlético mineiro (Foto: Divulgação/Flickr )Mancini será titular pela primeira vez no Atlético-MG
(Foto: Divulgação/Flickr )

Caldense e Atlético-MG se encontram neste domingo de olho no retrovisor. As duas equipes buscam a vitória para conter o ímpeto das equipes que vêm logo atrás. A Veterana, oitava colocada, com dez pontos, precisa de pelo menos de um empate para afastar de vez a possibilidade de rebaixamento. Já o Galo só pode pensar em vitória por causa da briga particular com o América-MG pela segunda colocação. O Coelho está colado no time alvinegro, com apenas um ponto a menos. A partida será neste domingo, às 16h (de Brasília), no estádio Ronaldão, em Poços de Caldas.

A Caldense recebe o Atlético-MG para evitar a escrita de ser derrotado por todas as equipes da capital neste Campeonato Mineiro. Apesar da fraca campanha, o time do Sul de Minas tem apenas três derrotas na competição: para Cruzeiro, América-MG e Villa Nova. Já o Atlético-MG precisa também superar a eliminação da Copa do Brasil. Após empatar com o Grêmio Prudente e dar adeus ao principal objetivo deste primeiro semestre, o time de Dorival Júnior aposta todas fichas no campeonato estadual.
saiba mais

O árbitro do jogo será Renato Cardoso Conceição, auxiliado por Marconi Helbert Vieira e Frederico Soares Vilarinho.

O Canal Premiere, pelo sistema pay-per-view, transmite a partida para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM, em Tempo Real e com vídeos exclusivos, acompanha todas as emoções do confronto, a partir das 15h30m.
header o que esta em jogo

Caldense: A Caldense quer se distanciar da parte de baixo da tabela, afastando de vez a possibilidade de rebaixamento. Além disso, a Veterana aposta em duas vitórias neste fim de primeira fase para conseguir uma vaga na série D.

Atlético-MG: O Galo está de olho em uma vantagem nas semifinais. Como considera difícil tirar o primeiro lugar do Cruzeiro, o time alvinegro quer garantir a segunda colocação. A briga com o América-MG está acirrada, e apenas um ponto separa as duas equipes.
header as escalações 2

Caldense: A Veterana terá o retorno de dois jogadores importantes. O goleiro Glaysson e o meia Luisinho estão a disposição do técnico Roberto Fonseca. Por outro lado, o zagueiro Anderson Carvalho e o volante Mário seguem entregues ao departamento médico. A provável Caldense terá Glaysson; Rodrigo Dias, André Alves, Rafael Dias e Márcio Loyola; Maxsuel, Valfredo, Jardel e Luisinho; Fernando e Everton Lins.

Atlético-MG: O técnico Dorival manterá praticamente o mesmo time que empatou com o Grêmio Prudente no meio de semana. A única novidade será a entrada de Mancini no lugar de Ricardo Bueno. O Galo jogará com Renan Ribeiro; Rafael Cruz, Réver, Leonardo Silva e Guilherme; Felipe Soutto, Serginho, Jackson e Renan Oliveira; Mancini e Magno Alves.

CAMPEONATO CARIOCA

Para não ver o 'bicho pegar', Flu vai a Macaé enfrentar o Americano
Vitória é fundamental para que o Tricolor siga com boas chances de classificação para a semi. Rodada começa favorável, com tropeço do Olaria

Por Cahê Mota Macaé, RJ
Prende o bicho! Com a corda no pescoço, o Fluminense pisa no gramado do estádio Cláudio Moacyr, em Macaé, às 16h (de Brasília), neste domingo, não somente para encarar o Americano, pela sétima rodada da Taça Rio, mas, principalmente, para evitar o crescimento de uma crise que se instalou nas Laranjeiras em 2011 e reluta em acabar. Campeão brasileiro, o Tricolor já vive situação delicadíssima na Libertadores e precisa da vitória a qualquer custo para que o panorama não seja o mesmo também no Carioca. Caso contrário, “o bicho vai pegar”, como previu o capitão Fred.
saiba mais

A julgar pelos resultados da rodada, porém, a sorte começou a virar para o lado verde, branco e grená. Com o empate por 0 a 0 do Olaria com o Volta Redonda, sábado, o Fluminense voltou a depender das próprias forças para avançar no segundo turno. Para seguir assim, precisa vencer por três gols de diferença o time de Campos. Com 11 pontos e saldo dois, o Tricolor é o terceiro colocado do Grupo B, enquanto a equipe da Rua Bariri, líder, tem 14 e saldo cinco. Entre eles, está o Botafogo, também com 11 e o clássico contra o Flamengo pela frente.

O desafio tricolor, por sua vez, está longe de ser fácil. Com campanha surpreendente na Taça Rio, o Americano é o terceiro colocado do Grupo A, com 11 pontos, um a menos do que o Flamengo, vice-líder. Sendo assim, basta vencer e contar com um tropeço rubro-negro diante do Glorioso para entrar no G-2.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha tem Tempo Real a partida deste domingo, enquanto o canal PFC transmite para todo o Brasil. Leonardo Garcia Cavaleiro é o árbitro da partida, auxiliado por Ricardo Maurício Ferreira e Eduardo de Souza Couto.

header o que esta em jogo

Americano: após uma Taça Guanabara decepcionante, o time de Campos se recuperou na Taça Rio, espantou de vez qualquer risco de rebaixamento e vê como algo bem palpável uma vaga na semifinal. Com 11 pontos, o Americano é o terceiro colocado do Grupo A, na cola do Flamengo, que tem 12. Caso vença, basta torcer por um tropeço do Rubro-Negro no clássico contra o Botafogo para chegar à última rodada na zona de classificação.

Fluminense: com o empate por 0 a 0 do Olaria com o Volta Redonda, no sábado, o Tricolor voltou a depender somente das próprias forças para chegas às semifinais da Taça Rio. Com 11 pontos, a equipe ocupa a terceira colocação, atrás também do Botafogo, com a mesma pontuação, mas ultrapassa os rivais da Rua Bariri com uma vitória por três gols de diferença diante do Americano.

header as escalações 2

Americano: uma discussão entre o treinador Acácio e o meia Renan na partida diante do Olaria é responsável pela única dúvida no time de Campos. Diante do episódio, é possível que o jogador seja substituído por Ruan. O resto da equipe, porém, está escalado. O Americano vai a campo com Jefferson; Ayrton, Élson, Rhayner e Carlos Alberto; Marciel, Renan (Ruan), Flávio Medina e Gustavinho; Eberson e Felipe.

Fluminense: em situação complicadíssima na Libertadores, o Fluminense sabe que não pode dar mole também no Carioca. Por isso, Enderson Moreira escalará o que tem de melhor à sua disposição - contra o Volta Redonda, na rodada passada, Fred e Conca foram poupados. O único desfalque em relação ao time que perdeu para o Nacional, na quarta-feira, no Uruguai, é Emerson, que está suspenso. Rafael Moura e Araújo disputam a posição. A provável escalação tricolor é Ricardo Berna, Mariano, Gum, Edinho e Julio Cesar; Valencia, Diguinho, Souza e Conca; Fred e Araújo (Rafael Moura).

CAMPEONATO PAULISTA

Na estreia de Muricy, Santos encara Americana com misto bem recheado
Novo comandante resolve poupar zagueiros Edu Dracena e Durval, mas terá Neymar, Elano, Zé Love e Ganso à disposição. Águia mira G-8

Por GLOBOESPORTE.COM Americana, SP

Muricy Ramalho no treino do Santos (Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos)Muricy Ramalho disputa seu primeiro jogo como
técnico do Peixe (Foto: Ricardo Saibun / Santos FC)

Um mistão bem recheado. Os reservas do Santos, reforçados por Neymar, Elano e Zé Eduardo, enfrentam o Americana, neste domingo, às 18h30m (horário de Brasília), no estádio Décio Vitta, em Americana, pela penúltima rodada da fase de classificação do Campeonato Paulista. O jogo marca a estreia de Muricy Ramalho como técnico alvinegro. Ele assinou contrato por um ano com o Peixe na terça-feira passada.

O Alvinegro Praiano já está garantido nas quartas de final do Paulistão. Ocupa o quarto lugar, com 34 pontos. Assim, a prioridade no momento é o jogo decisivo contra o Cerro Porteño-PAR, na próxima quinta-feira, em Assunção, capital paraguaia, pela Taça Libertadores. Por isso, Muricy mandará a campo neste domingo uma equipe alternativa. Neymar, Elano e Zé Eduardo jogam contra o Americana porque estão suspensos na competição continental (foram expulsos contra o Colo Colo-CHI, na última quarta-feira, na Vila Belmiro) e não poderão atuar no Paraguai. Ganso também foi relacionado.

Já a equipe do interior ainda sonha com uma vaga no G-8 do Paulistão. Está em 11º, com 22 pontos, a três do Paulista, oitavo colocado, com 25.
saiba mais

* Veja onde comprar os ingressos para o jogo
* Confira a classificação completa do Paulistão

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O SporTV transmite ao vivo para todo o Brasil. Aurélio Sant’anna Martins apita a partida, auxiliado por Reinaldo Rodrigues dos Santos e Osny Antônio Silveira. Assistentes adicionais: Leonardo Ferreira Lima e Carlos Roberto dos Santos Júnior.
header o que esta em jogo

Santos: além de estar classificado, já garantiu ao menos a quarta posição. Ou seja, terá vantagem de jogar em casa no primeiro mata-mata. Assim, entra em campo neste domingo apenas para cumprir tabela.

Americana: Após duas vitórias seguidas, sobre São Bernardo e Linense, a Águia pode se aproximar bastante da oitava posição se vencer. Um tropeço do São Caetano, que enfrenta o Corinthians, no Pacaembu, neste domingo, ajudaria.
header as escalações 2

Santos: Muricy adiantou que vai poupar jogadores. Os zagueiros Edu Dracena e Durval não foram relacionados. Já o meia Paulo Henrique Ganso foi relacionado e viajou para Americana. O lateral-direito Jonathan, os volantes Arouca, Charles e o meia Diogo já estão recuperados de lesão, mas ainda carecem de melhor preparo físico. O meia Felipe Anderson e o atacante Tiago Alves estão à Seleção Brasileira sub-18, que se prepara para a disputa da 11ª Copa do Meditterâneo, em Barcelona. Essa é a provável escalação: Rafael, Pará, Bruno Aguiar, Vinícius e Alex Sandro; Adriano, Possebon, Elano e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Zé Eduardo.

Americana: Sem problemas com suspensão ou lesão, o técnico Toninho Cecílio deverá escalar a seguinte equipe: Jaílson; Carlinhos, Jorge Luiz, Vinícius e Magal; Gercimar, Léo Silva, Juninho e Fumagalli; Marcinho e Lúcio Flávio.

CORINTHIANS E SÃO CAETANO, NESTE DOMINGO

Sob os olhares do Imperador, Timão busca a reação contra o São Caetano
Na apresentação de Adriano para a torcida, Corinthians pega o Azulão, às 16h, no Pacaembu, para se reabilitar até sonhar com o primeiro lugar

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

luis ramirez são bernardo x corinthians (Foto: Gustavo Tilio/Globoesporte.com)Ramírez segue na vaga de Jorge Henrique
(Foto: Gustavo Tilio/Globoesporte.com)

A vaga nas quartas de final está garantida, mas o Corinthians não quer saber de acomodação nas duas últimas rodadas da primeira fase do Campeonato Paulista. No dia em que Adriano terá o primeiro contato com a torcida, o Timão tenta quebrar a série de dois tropeços seguidos ao enfrentar o São Caetano, neste domingo, às 16h, no Pacaembu. Festa para o Imperador, porém, sem esquecer do placar.

Apesar da dificuldade em alcançar a ponta da tabela, Tite ainda sonha. Não será fácil. O Timão está em terceiro lugar, com 35 pontos, e depende de tropeços dos rivais Palmeiras (41) e São Paulo (37) para chegar ao primeiro lugar, quase um milagre. O Alvinegro vem de resultados ruins: derrota para o Tricolor do Morumbi (2 a 1), em Barueri, e empate com o Botafogo-SP (0 a 0), em Ribeirão Preto.

Já o São Caetano joga seu futuro no estadual. O Azulão é o décimo colocado, com 23 pontos, dois abaixo do Paulista, último a se classificar para a segunda fase neste momento. O clube do ABC vem embalado. Na rodada passada, aplicou uma goleada histórica no “vizinho” São Bernardo por 6 a 1, com cinco gols do centroavante grandalhão Eduardo.
saiba mais

* Ingressos para Corinthians x São Caetano

Robério Pereira Pires será o árbitro da partida. Ele será auxiliado por Dante Mesquita Junior e Ricardo Busette. O Premiere Esportes transmite a partida para todo o Brasil, e você acompanha também, em Tempo Real, no GLOBOESPORTE.COM.
header o que esta em jogo

Corinthians: Mesmo tendo chances remotas, o Timão ainda está de olho na liderança do Campeonato Paulistao. A equipe precisa voltar a vencer para não permitir que Palmeiras e São Paulo abram ainda mais vantagem. O Corinthians vem de uma derrota e um empate. Mais do que triunfar novamente, Tite cobra uma evolução para a equipe entrar preparada para brigar pelo título nas quartas de final.

São Caetano: A goleada sobre o São Bernardo na rodada passada fez o Azulão renovar as esperanças pela classificação. O time da Grande São Paulo precisa vencer os dois jogos restantes e torcer contra adversários diretos para entrar no grupo dos oito melhores que continuarão na luta pela taça.

header as escalações 2

Corinthians: Com os mesmos três desfalques da rodada passada, o Timão vai a campo com a formação que empatou em Ribeirão Preto. O lateral-direito Alessandro e o atacante Dentinho, suspensos por dois e três jogos, respectivamente, pelas expulsões contra o São Paulo seguem fora. Moradei e Willian ficam com as vagas. O atacante Jorge Henrique, que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo, sentiu uma lesão na coxa esquerda durante a semana e não retorna. Ramírez permanece. A escalação: Julio Cesar, Moradei, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Ramírez e Morais; Willian e Liedson.

São Caetano: O técnico Ademir Fonseca tem todos os jogadores à disposição e não deve fazer mudanças na formação titular. O meia Ailton teve uma indisposição pouco antes do último jogo, mas tem retorno assegurado, pelo menos no banco de reservas. O time começa com: Luiz, Jean, Thiago Martinelli e Anderson Marques; Artur, Augusto Recife, Souza, Walter Minhoca e Bruno Recife; Eduardo e Antônio Flávio.

Fonte: Globoesporte.com