Política

Mulheres receberam apenas 13% dos votos para Assembleia Legislativa

No Piauí, número de candidaturas para deputada estadual seguindo uma cota mínima de 30% determinada pela legislação eleitoral.

Nenhum universo de 70 candidatas ao legislativo estadual último último, 70 eram de mulheres, seja, para garantir um mínimo de 30% de candidaturas de mulheres.Não bastasse a desigualdade numérica, uma disparidade já pode ser observada na apuração das urnas, já que as informações sobre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram submetidas a juntas, eleitas e não-eleitas, 239.720 votos, pouco mais de 13% do total dos 1.816. 803 válidos.

Do quadro geral, apenas Lucy Soares (PP), Janaína Marques (PTB), Flora Izabel (PT) e Teresa Britto (PV) conseguiram se eleger.Juntas, somaram 147.889 votos, no entanto, as too 26 vagas foram fornecidas por homens homens.Chega-se a candidatas que não são recebidas sem sucesso, o número de votos não passa de 91,831.

Vale ressurgir neste momento em relação ao voto 275 votos de Safira Bengell (PSDB), uma única candidata trans piauiense nesta eleições.Por outro lado, a votação de Sara Mendes (REDE) não foi tomada pelo total de apontamentos anteriormente, tendo em vista a sua candidatura pela independência eleitoral e aguarda recurso.

A legislação sobre a candidatura tem 30% de mulheres como candidatas.A cota busca incentivar a participação da mulher na política.No entanto, os argumentos colocados colocam em prática uma medida de candidatura feminina nas eleições, mas não destinar recursos para que elas façam campanha.

Fonte: portal o dia