Maranhão

Governo e Prefeitura de São Luís discutem políticas públicas de resíduos sólidos

Foto: DivulgaçãoAs políticas públicas de resíduos sólidos foram tema da reunião
As políticas públicas de resíduos sólidos foram tema da reunião

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres) e da Agência Metropolitana (AGEM), iniciaram a discussão sobre políticas públicas de resíduos sólidos em São Luís.

Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (14), na sede do Centro de Referência Estadual em Economia Solidária (Cresol), representantes da Setres, da AGEM e do Comitê Gestor de Limpeza Urbana da Prefeitura de São Luís dialogaram sobre a pauta.

A secretária adjunta de Economia Solidária da Setres, Nilce Cardoso, destacou a importância da discussão entre o Governo do Estado e Prefeitura como instrumento de fortalecimento das cooperativas de catadores de resíduos sólidos e do processo de educação ambiental.

“Tivemos uma boa discussão sobre a gestão e o avanço das políticas públicas de resíduos sólidos no Maranhão, tendo São Luís como modelo embrionário”, disse.

Para a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luís, Carolina Moraes Estrela, o objetivo é estreitar o trabalho conjunto entre a Prefeitura e o Governo do Estado para avançar na gestão de resíduos sólidos da Região Metropolitana.

“É fundamental que os quatro municípios da Ilha trabalhem de forma harmônica em políticas públicas que fomentem a reciclagem, o fortalecimento das cooperativas de catadores de materiais recicláveis e o empreendedorismo destas entidades”, ressaltou.

Como encaminhamento da conversa desta quinta-feira, foi agendada a primeira reunião de trabalho para elaboração do Plano de Políticas Públicas de Resíduos Sólidos para o dia 27 de março.

Fonte: Governo do Estado do Maranhão