Geral

Aprenda passo a passo como fazer um sofá de pallet para decoração da sua sala

 Cada vez mais o pallet tem tomado conta das decorações de casas e apartamentos. E não é para menos. Ele dá um ar totalmente novo, com traços rústicos e é uma ótima opção para você que quer mudar a cara de algum cômodo seu sem gastar muito e, também, aproveitando para ajudar o meio ambiente.

 

O pallet é um estrado de madeira que, normalmente, é utilizado para movimentação de carga, facilitando o trabalho de empilhadeiras na hora de colocar o material em containers, caminhões e outras formas de transporte.

Porém, depois do trabalho de transporte, eles costumam ser descartados. Por serem bastante resistentes e serem jogados fora em grande quantidade, começou-se um trabalho de reutilização dessa estrutura. E o que não faltam são opções para isso.

Uma delas é o sofá de pallet, que fica super bonito tanto na sua sala quanto no quintal da sua casa. Saiba mais sobre esse móvel resistente e sustentável e aprenda a fazer o seu!

Faça você mesma: sofás de pallet passo a passo

Se você quer fazer o seu próprio sofá de pallet e ter um móvel bonito e funcional em sua casa ou apartamento, veja que não é difícil! Confira dois tutoriais que te ensinarão todos os detalhes:

 

Sofá de pallet sem encosto

 

Feito sem encosto, ele pode ser usado até mesmo como uma espécie de cama para visitas que possam ir a sua casa. Dessa forma, você tem um móvel multifuncional, como mesinha de canto, sofá e possível cama.

Sofá de pallet com encosto

Se você não tem muito espaço e quer um sofá com encosto para utilizar em qualquer espaço da sua casa, esse tutorial é o certo para você. Os materiais utilizados são simples e podem ser encontrados em qualquer casa de construção.

A designer de interiores Claudinéia de Paula ressalta que, quem vai fazer o sofá de pallet em casa, deverá ter alguns cuidados especiais na hora de produzi-lo, para evitar problemas.

Segundo ela, “primeiro é necessário escolher o local e extrair as medidas. Depois é imprescindível lixar o material para retirar as rebarbas. Se for utilizado em área externa, aconselho a passar um verniz naval, devido as condições climáticas (chuva e sol), além de ficar com um visual melhor.”

Ela também destaca a importância de inserir rodízios ou feltros embaixo do material, além de utilizar tintas de boa qualidade, caso queira pintar seus pallets.

Viu como é simples fazer esse móvel? Você consegue fazer ele sozinha facilmente, sem muito trabalho.

4 bons motivos para ter um sofá de pallet

Foto: Getty Images

A designer de interiores também nos ajudou elencando alguns bons motivos para ter um sofá de pallet em sua casa. Confira:

1. Versatilidade: O pallet é um material versátil, o que permite utilizá-lo nos mais diversos ambientes, dando espaço para o seu lado criativo.

2. Baixo custo: Por ser utilizado de material de reaproveitamento de baixo custo, além de materiais bem baratos para a sua composição, o sofá de pallet é uma alternativa bem viável para aqueles que não podem gastar muito dinheiro para ter um sofá em casa.

3. Durabilidade: O pallet é um material utilizado para sustentar cargas pesadas no empilhamento em containers, caminhões e outros meios de transporte. Por isso ele dura bastante, sendo bem resistente, diferente de sofás convencionais feitos de compensado e outros materiais menos duráveis.

4. Sustentabilidade: Reaproveitar um material de madeira que seria descartado permite que haja menos dejetos descartados no mundo, ajudando o meio ambiente.

Depois dessas vantagens, já deu para perceber que o sofá de pallet traz muito mais que estilo para o seu lar. Mas, como compor o espaço com ele?

Ambientes com sofá de pallets para inspirar

Os sofás de pallet podem ser usados das mais diversas formas em casa. Segundo Claudinéia de Paula, designer de interiores, eles podem estar na composição de espaços modernos a rústicos. A chave da harmonização estará no equilíbrio entre a madeira e os tecidos.

Para você ver como pode fazer em sua casa, veja alguns exemplos:

 

Foto: Reprodução / Pallet Maceió

 

Foto: Reprodução/Pallets Decor

 

Foto: Reprodução/ Érico Pallet

 

Foto: Reprodução/Lumberjills.sp 

 

Foto: Reprodução/Novo Bazar Lar & Design

 

Foto: Reprodução / SP Estúdio

 

Foto: Reprodução / Sincerely Kinsey

Foto: Reprodução / Apezinho 202

Foto: Reprodução / Elementar Arquitetura

Foto: Reprodução / Seesaw

Foto: Reprodução / Vtwonen

Foto: Reprodução / RBP Arquitetura

Foto: Reprodução / Mr and Mrs Heal 

Foto: Reprodução / Garimporio

Foto: Reprodução / Pretty Prudent

Foto: Reprodução / Froken H

 

Foto: Reprodução / Poppy Talk

 

Foto: Reprodução / Draaft Artmade

 

Foto: Divulgação / Morar Mais por Menos

 

Foto: Reprodução / Fusca Rosa

 

Foto: Reprodução / Furniture Hive

Fonte: dicasdemulher