SESC/PI

Alunos do Sesc ler em Acauã visitam Associação de Apicultores

Os alunos do Sesc Ler em Acauã, no Sul do Piauí, visitam o Centro de Produção de mel da Associação dos Pequenos Apicultores de Acauã. A aula de campo faz parte das ações do projeto “Apicultura: utilidade no lar e como fonte de renda”, desenvolvido nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA

A visita foi guiada pelo tesoureiro da Associação, Luís Carlos Coelho. Ele apresentou o maquinário utilizado para coleta e armazenamento do mel orgânico.

Com sede em Tamboril, a 7 km da zona urbana de Acauã, a Associação é referência na produção de mel orgânico, orgulho para os piauienses, pois o  exportado para outros estados do Brasil e para países como os Estados Unidos, Alemanha e Canadá. A comercialização do mel é feita por meio da Casa APIS – Central de Cooperativas Apícolas do Semi-Árido Brasileiro.

“Nossos alunos ouviram de fonte especializada no assunto sobre o funcionamento da atividade apícula através da Associação”, enfatiza a professora Maria Doralice.  “É muito importante uma aula diferente como essa. Agora entendi como funciona o processo de retirada do mel das melgueiras”,  diz Maria da Conceição Sousa Costa, 57 anos, aluna da EJA.

Para o diretor do Sesc Ler em Acauã, Almir Francisco de Sousa,  o projeto Apicultura apresenta aspectos importantes como a viabilidade econômica, o processo de fabricação  do mel orgânico e os benefícios como uma atividade sustentável. Para ele, o projeto visa incentivar o empreendedorismo e a criação de futuros apicultores entre os alunos do Sesc Ler em Acauã – fortalecendo a renda familiar e trazendo oportunidades de negócios para a cidade.  “A visita é uma oportunidade de visualizar na prática o que já tem sido debatido nas aulas”, explica Almir de Sousa.

Fonte: sesc