Saúde

Vacina de idosos com idade acima de 75 anos deve começar a partir do dia 22

Foto: Dado Ruvic / ReutersVacina de idosos com idade acima de 75 anos deve começar a partir do dia 22
Vacina de idosos com idade acima de 75 anos deve começar a partir do dia 22

A Secretaria de Saúde do Piauí anunciou nesta segunda-feira (8) que deve começar a partir do dia 22 de fevereiro, a vacinação contra a covid-19 para quem possui 75 anos ou mais. Hoje, o estado iniciou a imunização de idosos com 90 anos com a chegada de mais 36.600 doses da CoronaVac.

Em Teresina, a vacina será no formato drive-thru e inicia nesta terça-feira (09). Os pontos serão montados em quatro faculdades em diferentes zonas da cidade. O horário de funcionamento será de 9h às 17h. Para ser imunizado é preciso que o idoso apresente um documento de identificação com foto e data de nascimento para a comprovação da idade, CPF ou Cartão SUS.

“Nós queremos, estamos trabalhando pra isso, que até a próxima semana a gente possa anunciar novas remessas e consequentemente um novo público a ser vacinado. Desejamos que, no próximo anúncio, nós possamos dizer quais as pessoas, os idosos com idade menor de 90 anos, podemos atingir. Dessa forma vamos gradativamente atingir com a vacinação todo a nossa população”, disse o secretário de Saúde, Florentino Neto.

Além dos idosos acima de 90 anos, as 36.600 doses da vacina do Instituto Butantan também contemplarão 6% do grupo de profissionais da saúde, conseguindo assim atingir a margem de 73% do grupo vacinado.

A Sesapi também deu início hoje a distribuição da segunda dose da vacina contra a Covid-19 referente ao primeiro lote dos imunizantes CoronaVac que chegaram ao Piauí em janeiro. 

“A Secretaria tem todo um planejamento logístico para assegurar a segunda dose da vacina para a nossa população que já recebeu a primeira dose do imunizante. Iniciamos o transporte dessas doses juntamente com as doses do último lote que recebemos no último domingo e assim iniciamos a imunização completa de parte da nossa população”, explica Florentino.

A segunda dose é essencial para que o paciente seja considerado imunizado definitivamente contra a Covid-19. Para ter acesso a sua segunda dose, todas as pessoas que receberam a primeira dose da vacina foram notificados sobre o momento que deveriam retornar ao local de vacinação.

Ao todo o Piauí já recebeu 132.760 vacinas para realizar a imunização da população.

Fonte: Cidade Verde