Entretenimento

Una entretenimento e vida saldável pulando corda

Pular corda nunca sai de moda. Como se não bastasse ser barato e tão divertido para as crianças, ainda ajuda a fortalecer o coração, melhora a respiração, os movimentos ficam mais coordenados. É uma memória tão longa que até depois de adultas muitas pessoas arrumam tempo para relembrar os tempos de escola. Recentemente, até a primeira-dama dos EUA arrumou um tempinho para pular corda, durante uma viagem à China.

O melhor de tudo é que o progresso é muito rápido. Num dia, a criança mal consegue completar uma volta sem se enroscar e, em poucas semanas, já é capaz de pular, desviar e até correr enquanto pratica com a ajuda dos amigos. O único cuidado é usar um tênis confortável para evitar machucar os pés.

Brincadeira favorita de muitas meninas, pular corda é um exercício de menor impacto que uma corrida e permite fortalecer os ossos, o que pode prevenir osteoporose na vida adulta. Ainda trabalha os músculos das pernas, dos braços, a frequência cardíaca e alivia o estresse. Meninos podem se sentir desestimulados no começo, mas é fácil mostrar a eles como até mesmo grandes lutadores pulam corda durante seus treinamentos para melhorar a agilidade no ringue.

Mas o principal incentivo é que esta brincadeira mostra como praticar uma atividade física pode ser divertido. Sempre existem movimentos novos para aprender e variar a velocidade da corda cria uma nova dificuldade a ser enfrentada. Quem leva a sério aquela uma hora recomendada de exercícios para entrar em forma pode melhorar os resultados ao alternar 30 segundos intensos com intervalos de um minuto em ritmo mais relaxado, por exemplo.

Diferente de outros esportes que precisam de muito espaço, nesta brincadeira crianças conseguem levar o equipamento para onde quiserem se exercitar. Basta empurrar algumas cadeiras e mesas no quarto, na sala ou na cozinha da própria casa ou apartamento. Resumindo, não tem mais desculpa de frio, calor, preguiça para praticar exercício físico. Pular corda é um exercício para qualquer lugar.

Fonte: G1