Geral

TRE encerra preparação de urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno em Teresina

Foto: Tribunal Regional Eleitoral do PiauíTribunal Regional Eleitoral do Piauí
Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI)

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí(TRE-PI) deve encerrar nesta terça-feira(24) o processo de preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas no próximo domingo durante o segundo turno das eleições em Teresina. O procedimento inclui a atualização do sistema com os nomes que estão na disputa pela preferência do eleitorado, além da carga da bateria dos equipamentos. 

Após a conclusão do processo de preparação pelas zonas eleitorais da capital, as urnas ficam prontas para serem instaladas no próximo sábado.  O segundo turno em Teresina terá cerca de 1000 urnas eletrônicas distribuídas em aproximadamente 300 locais de votação. 

"Essas urnas ficam acondicionas quando elas voltam dos locais de votação primeiro turno aguardando a preparação pelas zonas eleitorais aqui da capital. Isso está acontecendo desde sábado e se encerra hoje. Nesses dias, a zona eleitoral prepara os dados com informação dos vencedores do primeiro turno em Teresina e faz um novo procedimento de preparação das urnas, dando uma nova carga na bateria que elas têm internamente. Esse procedimento se encerra hoje e aí, a partir do próximo sábado, as zonas passam a instalar essas urnas nos locais de votação", explicou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PI, Anderson Lima. 

A Justiça Eleitoral também já atua para proporcionar maior agilidade e evitar atrasos no processo de apuração e totalização de votos nas cidades onde ocorre segundo turno no domingo.  "Estamos realizando alguns testes de desempenho para assegurar que no segundo turno nós não tenhamos o mesmo problema", destacou Anderson Lima. 

De acordo com o TRE-PI, a expectativa é que o resultado final do segundo turno da eleição em Teresina seja divulgado antes das 20h.

Fonte: Cidade Verde