Polícia

Teresina reduz mortes violentas e feminicídios

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-PI), por meio do Núcleo Central de Estatísticas e Análise Criminal, representada pelo delegado da Polícia Civil, João Marcelo Brasileiro, apresentou, nesta segunda-feira (13), o relatório de criminalidade com os dados relacionados ao ano de 2019 no estado. A solenidade ocorreu na sede da Acadepol e contou com a presença do secretário da Segurança, Fábio Abreu; da diretora de Gestão Interna da SSP, Anamelka Cadena; e o delegado-geral, Luccy Keiko Paraíba, além dos comandantes de batalhões da capital e delegados de Polícia Civil.

A capital do Piauí registrou, de 2014 para 2019, uma redução de mais 45% nas mortes violentas intencionais, segundo o Relatório de Criminalidade 2019, foram 204 vítimas a menos de 2014. Já, de 2018 para 2019 a redução foi de mais de 25%. “A grande surpresa do anuário foi exatamente a contrariedade dos dados em relação às nossas projeções, nós estávamos prevendo o aumento de quase 3% no número de assassinatos no estado e ocorreu ao contrário. Vimos uma redução histórica na capital de mais de 25% em um ano, que acabou repercutindo na redução em todo o estado de 5,4%”, explica João Marcelo.

Foto: DivulgaçãoA capital do Piauí registrou, de 2014 para 2019, uma redução de mais 45% nas mortes violentas intencionais, segundo o Relatório de Criminalidade 2019
A capital do Piauí registrou, de 2014 para 2019, uma redução de mais 45% nas mortes violentas intencionais, segundo o Relatório de Criminalidade 2019

Para o secretário da Segurança, a redução de mortes na capital é um número recorde e o objetivo é manter a tendência de redução da violência para o ano de 2020. “Nós reduzimos de forma recorde os índices de Teresina, mantemos a tendência de redução da violência. Apresentamos aqui dados que não são demonstrados no Anuário Nacional, porque queremos trabalhar em cima daquilo que mais o cidadão reclama, planejando ações junto aos comandantes e delegados para 2020. Este ano, sem dúvidas, teremos muito mais redução e controle, porque faremos mais ações de combate, com compra de novos equipamentos, mais estrutura, mais efetivo com novos concursos”, destaca Fábio Abreu.

Teresina registrou também uma redução, de 2018 para 2019, de quase 45% nos feminicídios, segundo o Relatório de Criminalidade 2019. “Na capital, teve a diminuição, e vemos isso como consequência das ações desenvolvidas pela secretaria de forma preventiva, incluindo os trabalhos das delegadas das mulheres. Os casos que chegam à polícia estão sendo evitados, graças a um trabalho de prevenção e disseminação dos vários meios de denúncias,” declarou o gestor.

Na ocasião, o secretário agradeceu a todos os policiais que vêm se empenhando dentro de suas atividades na segurança pública para que todos possam colher bons resultados. “O objetivo, aqui, também foi de agradecer aos policiais que trabalharam forte e com muito afinco e demonstramos os bons resultados,” concluiu Fabio Abreu.

Fonte: Teresina Diário