Polícia

Suspeito de atropelar jovens é indiciado por Feminicídio

Ele também vai responder por tentativa de feminicídio, segundo a polícia. O inquérito foi concluído nesta terça-feira (8) após 10 dias de investigações.
Foto: InstagramVanessa Carvalho morreu após ser atropelada na Zona Leste de Teresina. Suspeito foi autuado por feminicídio
Vanessa Carvalho morreu após ser atropelada na Zona Leste de Teresina. Suspeito foi autuado por feminicídio

Pablo Henrique Campos, suspeito de matar atropelada a jovem Vanessa Carvalho e de deixar ferida a própria namorada, Anuxa Alencar, foi indiciado por feminicídio e tentativa de femicídio. O inquérito foi concluído nesta terça-feira (8) após 10 dias de investigações. O crime aconteceu na madrugada do dia 29 de setembro.

“Foram 10 dias muito intensos, em que tentamos juntar o maior número de elementos para traçar toda a história do fato investigado. Foram mais de 22 depoimentos, incluindo da vítima e do investigado”, explicou a delegada Luana Alves, do Núcleo de Feminicídio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Ela declarou que os testemunhos foram fundamentais para o indiciamento.

“As testemunhas afirmaram que o investigado estava com o carro no meio da avenida quando se aproximou das vítimas, manobrou bruscamente para a direita para atingir as duas e depois manobrou para o meio da pista e foi para casa. Então vemos que ocorreu realmente um homicídio doloso, intencional”, disse ela.

Duplamente qualificado

Segundo a delegada, foi possível identificar duas qualificadoras no crime. Uma delas porque a vítima estava desatenta, segundo as testemunhas, de costas para a direção de onde vinha carro e, com isso, a ação impossibilitou a defesa da vítima.

O feminicídio foi identificado porque, apesar de não ter relação afetiva com a vítima e não serem parentes, segundo a delegada Luana Alves, foram identificadas características de menosprezo à condição de mulher.

Contra a namorada, a delegada identificou que houve a tentativa intencional de matar a jovem, que sobreviveu ao atropelamento.

O crime

Pablo, Vanessa e Anuxa, segundo a Polícia Civil, teriam ido juntos a uma festa de casamento na noite do sábado (28) em um buffet localizado na Avenida Homero Castelo Branco, bairro Ininga, Zona Leste de Teresina. Na madrugada de domingo (29), o casal teria tido uma briga.

Os três deixaram o local da festa e Anuxa saiu no carro do namorado, mas retornou e entregou a chave a ele. Ela e Vanessa tentavam ir embora no carro de outra amiga quando foram atropeladas.

"Ela não aceitou ir embora com ele. Quando ela estava se deslocando para o outro veículo, ele se direcionou contra Anuxa e a amiga com o carro. Isso tudo conforme a dinâmica vista preliminarmente e com base no relato de testemunhas, de que ele teria acelerado e direcionado o carro contra as duas", relatou a delegada Anamelka Cadena, subsecretária de segurança pública do Piauí.

Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que o Jeep Renegade branco deixa o local onde a enfermeira Vanessa Carvalho foi atropelada e morta e a amiga dela, Anuxa Alencar. O homem foi encontrado em casa, dormindo, após o crime.

Fonte: G1 Piauí