Polícia

Secretaria investiga intoxicação de 14 presos na Cadeia de Altos; um detento morreu

Foto: Roberta Aline / Cidade VerdeSecretaria investiga intoxicação de 14 presos na Cadeia de Altos; um detento morreu
Secretaria investiga intoxicação de 14 presos na Cadeia de Altos; um detento morreu

Este mês, um total de 14 presos da Cadeia Pública de Altos, que fica na região integrada da Grande Teresina, foram internados no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) com suspeita de intoxicação. A Secretaria Estadual de Justiça investiga as causas das internações. 

Alguns presos já tiveram alta, mas hoje oito continuam internados. Eles apresentam paralisia flácida, edema e colúria (urina escura). 

Entre os presos que foram internados no HUT está Francisco Wellington Morais Santos, que morreu na madrugada da última quinta-feira(14) no hospital. Segundo a Sejus, o detento estava com quadro de insuficiência renal, septicemia [infecção generalizada] e pneumonia.

Familiares dos presidiários suspeitam que eles tenham ingerido água ou comida contaminada na Cadeia Pública de Altos. No início deste mês o Cidadeverde.com denunciou que 48 presos da unidade prisional apresentaram sintomas de insuficiência renal.

O secretário estadual de Justiça do Piauí, Carlos Edilson, explica que os presos apresentaram edemas em membros inferiores, pressão elevada e palidez cutânea e estão sendo acompanhados por uma equipe de médicos neurologista, infectologista e nefrologista. 

"Foram feitos exames e estamos em processo de investigação. Já tivemos alguns resultados, alguns possíveis diagnósticos, mas estamos aguardando a saída do resultado de todos os exames para apresentar uma situação geral naquela unidade", explica o secretário. 

A secretaria de Estado de Justiça informou que fez trabalhos de limpeza do poço de tubulação e caixa d' água e dedetização na unidade. A Sejus garante, ainda, que faz o acompanhamento médico dos presos que apresentaram sintomas de infecção, no entanto não sabe explicar o que está acontecendo na Cadeia Pública de Altos para tantos presos apresentaram sintomas de insuficiência renal.

Carlos Edilson acrescenta  que médicos foram disponibilizados permanentemente no presídio para atendimento ambulatorial. 

"Estamos buscando saber o que de fato está causando essa infecção. Fizemos também uma limpeza em todas as tubulações da unidade, a limpeza da caixa d'água e vamos fazer um tratamento naquela água antes de chegar aos internos", concluiu o secretário. 

A Secretaria de Justiça não confirma nem descarta a possibilidade de intoxicação na Cadeia Pública de Altos. Um relatório com o laudo do quadro de saúde dos presos está sendo elaborado para esclarecer a situação. 

A Cadeia Pública de Altos foi inaugurada no ano passado e é considerada uma das mais modernas do sistema prisional.  A unidade prisional tem 603 vagas, distribuídas em três pavilhões - cada um com 26 celas.

Fonte: Cidade Verde