Geral

Quase 30 mil pessoas tiveram que deixar suas casas devido às chuvas em MG e ES

Foto: DivulgaçãoChuva Forte
Chuva Forte

Chegou a 47 o número de mortos em consequência da chuva que desaba desde sexta-feira (24) sobre Minas Gerais.

Quatro pessoas estão desaparecidas e mais de 18 mil estão desabrigadas ou desalojadas. As informações estão no boletim divulgado pela Defesa Civil. Já o número de municípios mineiros em situação de emergência chegou a 121. As cidades de Ibirité, Orizânia e Catas Altas declararam calamidade pública.

O reconhecimento da situação de emergência permite ao estado determinar que os órgãos públicos priorizem o atendimento às pessoas afetadas pela tragédia. Além disso, prefeituras e o próprio governo estadual podem contratar serviços e fazer compras consideradas essenciais, sem a necessidade de licitação.

Já a população dessas cidades pode acessar benefícios sociais e linhas de financiamento de forma mais fácil.

A chuva ainda causa estragos no Espírito Santo, onde 9 pessoas morreram e mais de 10 mil tiveram que deixar suas casas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão para os próximos dias é de chuva forte chuva no Sudeste na região central do país.

Para tentar evitar novas catástrofes com barragens, a Agência Nacional de Mineração estendeu até sexta-feira (31) o alerta para as empresas que têm barragens de mineração nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. O alerta também vale para Goiás e Rio de Janeiro.

Fonte: EBC Brasil