Geral

Prefeitura entrega nova UBS no Residencial Hugo Prado nesta terça (04)

Foto: DivulgaçãoCerca de 7 mil pessoas serão beneficiadas pela nova UBS
Cerca de 7 mil pessoas serão beneficiadas pela nova UBS

As regiões do Morada Nova e Residencial Hugo Prado, no bairro Catarina, serão beneficiadas com uma nova Unidade Básica de Saúde: a UBS Mirtes das Neves Moura, que recebe sua nova sede nesta terça-feira (04), às 18h30. O prédio funcionará na Avenida Mestre Dezinho, s/n, ao lado da Igreja Santo Expedito, e contará com estrutura moderna de acordo com os padrões priorizados pelo Ministério da Saúde.

Cerca de 7 mil pessoas serão beneficiadas pela nova UBS, que conta com duas equipes Estratégia Saúde da Família. O diretor de Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Francisco Pádua, explica que o novo prédio vem para substituir a antiga sede, que funcionava em imóvel alugado. “Trata-se de uma estrutura física localizada mais próxima da comunidade e dentro da área de atuação das equipes”, comenta.

Para a construção, foi investido um total de R$ 1.062.714,50, oriundos de recursos federais com contrapartida da FMS. A população terá à sua disposição serviços como consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, vacina, coleta e procedimentos como curativos, administração de medicação, retirada de pontos e nebulização.

Esta é a terceira obra a ser entregue em 2020 e a previsão é que mais três obras sejam inauguradas até o final do mês de fevereiro. O presidente da FMS, Charles Silveira, enfatiza a importância do investimento na Atenção Básica por ser a porta de entrada do Sistema Único de Saúde. “É através da UBS que transformamos a saúde da comunidade. É fundamental que cada um que trabalha na saúde tenha a capacidade de receber, acolher, tratar e dar dignidade ao paciente”, afirmou.

Homenageada

A UBS leva o nome de Mirtes das Neves Moura, enfermeira teresinense nascida em 27 de junho de 1927, mãe de oito filhos e sete netos. Aos 14 anos, em plena 2ª Guerra, trabalhou na Santa Casa de Misericórdia. Fez parte do primeiro grupo de enfermagem do Hospital Getúlio Vargas e prestou serviços em sua área na assistência social do Palácio de Karnak, além de cuidar de vizinhos e amigos no bairro Vila Operária.

Fonte: Teresina Diário