Esporte

Libertadores e rebaixamento após o fim da 33ª rodada do Brasileirão

Foto: TORCEDORES.COMPartidas disputadas na segunda-feira movimentaram a luta contra a degola. Avaí está rebaixado e Cruzeiro aumentou riscos de descenso
Partidas disputadas na segunda-feira movimentaram a luta contra a degola. Avaí está rebaixado e Cruzeiro aumentou riscos de descenso

Com os dois jogos disputados na última segunda-feira (18), as chances de título, vaga na Libertadores e rebaixamento foram atualizadas. O Avaí foi o maior penalizado. Após empate em 0 a 0 com o Cruzeiro, a equipe catarinense foi matematicamente rebaixada. A equipe mineira aumentou riscos de queda após a partida. Ceará, Botafogo e Fluminense reduziram chances, e o Fortaleza voltou a figurar na lista, com 1%.

Muito perto de conquistar mais um Campeonato Brasileiro, o Flamengo assistirá atentamente aos jogos do final de semana e pode levar a Taça mesmo sem entrar em campo. O Rubro-Negro é a única equipe garantida na Liberta do ano que vem. Palmeiras e Santos têm 99% de chances.

Após o fim da 33ª rodada, o matemático Tristão Garcia atualizou no site InfoBola as chances de título, de vaga na Libertadores e de rebaixamento na Série A do Brasileiro.

Mãos na Taça

O Flamengo continua impassível no objetivo de se sagrar campeão. Com 13 pontos de vantagem em relação ao segundo colocado após a vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, o Rubro-Negro pode conquistar título na próxima rodada até sem entrar em campo, dependendo apenas dos resultados de outros jogos. Caso o Palmeiras vacile diante do Grêmio, o clube carioca leva a taça para a Gávea.

As chances

Flamengo: 99%

Palmeiras: 1%

De olho na Libertadores

O Rubro-Negro é o único matematicamente garantido na Copa Libertadores 2020. Palmeiras e Santos estão praticamente com a mão na vaga, com 99% de chances. O Grêmio vem em seguida, com altas chances de completar o G-4. São Paulo, Internacional e Corinthians lutam por vaga na Pré-libertadores, mas têm poucas chances de figurarem entre os quatro primeiros.

*o matemático leva em conta apenas o G-4.

As chances

Flamengo: 100%

Palmeiras: 99%

Santos: 99%

Grêmio: 75%

São Paulo: 18%

Inter: 6%

Corinthians: 3%

Luta contra rebaixamento

Após empate sem gols contra o Cruzeiro, o Avaí está matematicamente rebaixado para a Série B do Brasileiro. O fantasma da Série B ainda é pesadelo muito próximo de se concretizar para pelo menos duas equipes: Chapecoense e CSA superam os 90% em chances de queda. Fluminense e Cruzeiro também estão ameaçados, com 39% e 31%, respectivamente. Com menores riscos, Ceará e Botafogo vivem situação semelhante na competição e precisam estar atentos nessa reta final. Atlético-MG e Fortaleza já não passam mais tanto susto e devem sair da luta contra a degola em breve.

As chances

Chapecoense: 99%

CSA: 95%

Fluminense: 39%

Cruzeiro: 31%

Ceará: 19%

Botafogo: 15%

Atlético-MG: 1%

Fortaleza: 1%

Fonte: Globo Esporte