Esporte

Jennifer Maia assume rótulo de "azarão" contra Valentina

Foto: Jason SilvaJennifer Maia, de 32 anos, tem um cartel com 18 vitórias, seis empates e um empate
Jennifer Maia, de 32 anos, tem um cartel com 18 vitórias, seis empates e um empate

Todas as casas de apostas dão largo favoritismo a Valentina Shevchenko no próximo sábado, no UFC 255, em Las Vegas, mas a desafiante Jennifer Maia não se incomoda com a condição de azarão no confronto que vale o título peso-mosca (até 56,7kg). Em entrevista exclusiva a lutadora curitibana se vê numa posição mais confortável sem a pressão que terá a quirguiz campeã da categoria.

- Isso até me favorece. Como ela tem esse favoritismo, a pressão fica para o lado dela. O pessoal talvez não tenha visto o meu histórico para ver que também tenho potencial, mas se cheguei lá é porque tenho potencial de lutar com ela. Então, vou lá fazer o meu trabalho sem pressão alguma.

Como fonte de inspiração para vencer o favoritismo de Valentina, Jennifer tem se inspirado em outra “azarão” que chocou o mundo. Em 2015, Holly Holm nocauteou a então campeã Ronda Rousey numa atuação de gala na Austrália, no UFC 193.

- Com certeza (me inspiro na vitória de Holly Holm), quero surpreender. Não sabemos como será essa vitória, se por pontos, por nocaute ou submissão, mas a gente quer surpreender. Há pouco tempo também, o (Thiago) Marreta estava como favorito e o Glover (Teixeira) foi lá e venceu a luta. Então, acho que isso é ainda mais gratificante para nós quando chegamos lá e vencemos a pessoa que estava lá como favorita.

Aos 32 anos, Jennifer Maia tem um cartel com 18 vitórias, seis derrotas e um empate. Número 3 do ranking peso-mosca feminino, ela garantiu a chance de disputar o cinturão após vencer Joanne Calderwood em sua última luta, em agosto, quando finalizou a escocesa. A estratégia para vencer Valentina será feita round a round.

- É uma luta que vou ter que buscar round a round por ela ser uma atleta muito dura, muito inteligente, então vou ter que pressioná-la o tempo todo, não a deixando gostar da luta. Mas quem sabe se a minha mão entrar a luta pode acabar antes de deixar nas mãos dos juízes...

Integrante da Chute Boxe em Curitiba, Jennifer avisou também que não fugirá do muay thai da rival, já que essa também é a sua especialidade.

- É um jogo que gosto por ser minha essência, então não tenho medo de trocar com ela em pé, estou muito confiante para esse jogo. E se sentir dificuldade, posso colocar para baixo também que tenho um ótimo desempenho na luta no solo. Mas vou lutar onde me sentir mais à vontade no momento da luta.

A brasileira também garante estar preparada para um duelo de cinco rounds com a campeã. Jennifer foi campeã no Invicta e fez três lutas de 25 minutos, vencendo todas elas. Valentina Shevchenko também tem três vitórias em lutas de cinco rounds, além de uma derrota.

- É uma característica que tenho a favor de mim, e ela também tem. Acho que será uma boa luta para o pessoal acompanhar, por ser uma característica boa das duas atletas. Nós duas temos um desempenho ótimo em cinco rounds, e a cada round vou me superando, vou melhorando. Sinto que estou preparada tanto quanto ela, ou melhor.

E ansiedade para a luta mais importante de sua vida? Jennifer admite que existe, mas espera ao mesmo tempo quer aproveitar o momento de pura felicidade.

- A ansiedade acontece porque é a luta mais importante da minha carreira, mas ao mesmo tempo estou conseguindo anular porque estou muito feliz. Então, é um trabalho de muito tempo que estou fazendo, e chegou a minha hora, sinto que estou preparada para isso. Estou deixando a ansiedade lá para o dia mesmo, porque o momento é de felicidade para mim.

Fonte: Combate