Geral

Hotéis cobram taxa extra de até R$ 80 para hospedar pets

Foto: ReproduçãoCamas e comedouros disponibilizadas para pets em hotéis
Camas e comedouros disponibilizadas para pets em hotéis

Viajar com pets é maravilhoso, ver aquela alegria do filho de quatro patas sentindo a brisa do mar, por exemplo, é algo indescritível. Para tudo ocorrer bem é preciso, acima de tudo, planejamento. Os cuidados começam bem antes de arrumar as malas fazendo um check up para ver como está a saúde do bichinho. O próximo passo, antes de cair na aventura, é saber se o hotel ou pousada onde vão ficar é petfriendly, ou seja, locais onde os pets são bem-vindos. 

Muitos locais até aceitam animais de estimação, mas cobram taxas e alguns até diárias. No litoral do Piauí, por exemplo, existe hotel que cobra até R$ 80 de taxa extra por dia pela estadia do bichinho. Por isso, o tutor tem direito a uma caminha pet, comedouro e bebedouro, o que em muitos locais são ofertados gratuitamente. 

Apesar de parecer absurda a cobrança, o advogado João Arthur Matos explica que a cobrança é legal, mas não pode ser abusiva e desproporcional.

"Embora não haja um limite quanto ao valor que a ser cobrado pela permanência do pet no hotel, a taxa não pode ser abusiva e desproporcional. Também é  facultado ao hotel estabelecer os critérios, as regras de permanência do pet, bem como determinar os locais que seu animal de estimação pode frequentar", explica o advogado. 

Os tutores também devem ficar atentos ao comprarem hospedagens em sites de reservas de hotéis [falo por experiência própria]. Já cogitei viajar com meu filho de quatro patas comprando por um desses sites e tive uma decepção. Lá havia  a informação: "aceitamos animais de estimação". Contudo ao ligar para o próprio hotel fui informada que não aceitavam pets. Então, minha opção foi procurar outro local. 

"A dica é antes de efetuar o pagamento entrar em contato direto com o hotel para confirmar a informação de que é permitido a permanência do seu animalzinho. Se ao comprar o pacote a empresa afirmou que seria permitida a entrada do pet e o hotel não aceita, você faz jus a indenização. Nesse caso, procure um advogado para buscar seus direitos na justiça, podendo, inclusive, o site ser condenado a pagar por todos os gastos extras que você teve como a hospedagem em outro local que aceita pet", orienta Matos.

Ele acrescenta que uma vez que o hotel confirma a informação de que é permitido pet, a responsabilidade passa a ser também do tutor. "Uma dica é fazer esse contato com o hotel via e-mail, pois caso o hotel se negue a receber o pet, você terá como comprovar que foi informado que poderia se hospedar com seu animalzinho", alerta o advogado. 

Por fim, para uma viagem sem transtornos que poderiam ser evitados, a orientação é se certificar previamente  que o estabelecimento aceita pets e ficar atento também sobre possíveis restrições como peso e tamanho do bichinho. 

"Caso tenha recebido a informação de que o pet seria aceito, mas isso não ocorreu, procure um advogado e busque por seus direitos", conclui João Arthur Matos. 

Participe do Bicharada!! Envie uma história que você viveu com o seu pet e compartilhe com outros tutores momentos engraçados, divertidos e até difíceis. Basta enviar fotos, vídeos, áudios ou mensagem de texto no WhatsApp 86 99902-2937 que sua história pode sair aqui no blog.

Fonte: Cidade Verde