Geral

Governo entrega equipamentos para conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência nesta quinta (3)

Foto: Governo Do Estado do PiauíGoverno do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

Nesta quinta-feira, 3 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Para celebrar a data, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), irá realizar a entrega de equipamentos eletrônicos para o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI) e para Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comudes).

A solenidade alusiva à data comemorativa irá acontecer a partir das 11h desta quinta-feira, no Palácio de Karnak, com a presença do governador Wellington Dias.

Serão onze kits com cinco itens para cada Conselho, contendo uma impressora multifuncional, um notebook, um projetor multimídia, uma tela de projeção e uma máquina fotográfica semiprofissional. Os Comudes beneficiados serão os dos municípios de: Campo Maior, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Regeneração, São João do Piauí, São Raimundo Nonato e Uruçuí.

Segundo o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, os equipamentos vão auxiliar os Conselhos na função de acompanhamento, monitoramento e fiscalização da política de inclusão da pessoa com deficiência em seu respectivo município. “Todos os anos lembramos e celebramos essa importante data com conquistas e promovendo ações que visam melhorar a vida das pessoas com deficiência do estado, como a entrega desses equipamentos para o Conede e Comudes neste três de dezembro”, disse.

“O papel dos Conselhos é fundamental, pois é um órgão deliberativo onde todos os projetos voltados às pessoas com deficiência na sua região devem passar pelo seu pleno, que opina e sugere, juntamente com a sociedade civil, com objetivo de melhorar essas ações. Os novos equipamentos devem melhorar as condições de estrutura, possibilitando um melhor desempenho dessas atividades”, finaliza o gestor.

Foram investidos, no total, R$ 220 mil, provenientes de Convênio Federal firmado com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, oriundo de Emenda Parlamentar da deputada federal Rejane Dias, além da contrapartida do Governo do Estado.

Fonte: Cidade Verde