Esporte

Fumagalli lembra acesso com Sport e dá dica para time atual

Ex-meia tem memórias fortes de quando conduziu Sport para Série A de 2007
Foto: Lucas LiausuFumagalli com a camisa do acesso de 2006
Fumagalli com a camisa do acesso de 2006

O Sport está muito próximo de garantir o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro. É o vice-líder da Série B, com 56 pontos, e as contas indicam que mais sete - dos 21 restantes - serão suficientes para cravar o acesso. O GloboEsporte.com está em Campinas para a cobertura do jogo desta quinta-feira, contra o Guarani, e pegou a estrada para Americana para se encontrar com um cara que entende muito de acesso no Sport: o ex-meia Fumagalli, "o cara" do time de 2006.

- Tenho muita coisa guardada na minha memória daquele ano. Foi um ano muito bom, que fiz mais gols na minha carreira, conquistamos o Campeonato Pernambucano e depois o acesso - diz o meia-atacante, que posteriormente, em 2012, voltou a jogar no Guarani, e criou um vínculo muito forte com o Bugre campineiro.

Além das lembranças afetivas, Fumagalli guarda até hoje as materiais. Em um guarda-roupa para camisas de futebol - próprias ou trocadas -, alguns cabides penduram as do Sport. Uma delas é justamente a da Série B de 2006.

- Um jogo que me marcou muito naquele ano foi um 2 a 2, contra o Marília. Fiz dois gols. Outro foi quando ganhamos do Náutico, por 2 a 0, na Ilha, e eu também fiz os dois gols. E, para fechar, o jogo do Brasiliense, né. Vencemos e não subimos no dia. Tivemos que esperar a rodada, mas já sabíamos que o acesso viria.

O massacre no Guarani

Fumagalli não falou, inicialmente, sobre o jogo perfeito do Sport contra o Guarani, naquela campanha. Na Ilha do Retiro, o Leão recebeu o Bugre, rival desta quinta-feira, e aplicou uma goleada de 8 a 1.

- Fiz dois gols naquele jogo, Adriano Magrão, cinco, e Marco Antônio, um. A gente vinha com um técnico novo e os gols saíram muito rápido e fizemos a goleada. Foi uma noite incrível para mim e muito ruim para o Guarani. Com certeza, um jogo marcante na minha história no Sport.

Foram dois gols de Fumagalli, naquela noite, mas poderiam ter sido três. Ele lembra, no entanto, que preferiu dar a oportunidade para que o companheiro Marco Antônio, que já tinha um ano de clube, marcasse o primeiro gol pelo Leão.

A gente convivia muito, as famílias também. Ele estava numa crise sem gols e fiz o primeiro de pênalti. Logo depois, tivemos outro e deixei ele bater. Ele perdeu, mas o juiz mandou voltar. Lembro que falei para ele soltar a perna e bater no meio do gol. Ele fez isso, tirou aquela zica e nós ganhamos mais um companheiro na nossa caminhada. Acho que meu gesto foi importante para que ele retomasse a confiança.

Importância do Sport

Quando Fumagalli desembarcou no Recife, para defender o Sport, vinha de alguns anos de baixa na carreira. Depois de viver um bom momento - defender Santos e Corinthians -, passou por equipes menores como Santo André, Marília e Fortaleza, antes de ser contratado pelo Leão. Hoje tem a plena consciência de que aquele fato mudou a carreira.

- Foi um recomeço. Estava no auge, dei uma caída, e o Sport me contratou do Fortaleza, depois de um ano de 2005 regular, na minha opinião. O Sport me alavancou novamente e retomei a minha carreira. Sou muito grato ao torcedor, aos diretores da época e ao Sport como um todo. Consegui voltar a jogar em alto nível e ter uma carreira vitoriosa pela frente.

Assim como no Sport, Fumagalli é ídolo da torcida do Guarani. No entanto, a relação com o time de Campinas, onde ele começou, só ganhou força no seu retorno, em 2012. Sendo assim, foi na Ilha do Retiro que ele sentiu, pela primeira vez, o poder de ser ídolo.

- Aquele ano (2006) foi muito marcante. Fui um protagonista naquela campanha e você ver o estádio inteiro gritando teu nome, na Ilha do Retiro, é de arrepiar. Emocionante mesmo. Me marcou muito.

Dicas para o atual elenco

Agora como um ex-jogador de futebol, Fumagalli acompanha de longe o desempenho do Sport, na Série B. E vendo o acesso para a Série A já bem encaminhado, dá uma dica para que o atual elenco se desdobre para buscar o título da Série B.

- O acesso está próximo, mas o que vai marcar e ficar vai ser o título. Estão nessa disputa com o Bragantino e acho que o acesso vem naturalmente. Se conseguirem o título vão entrar para a história do clube. Meu conselho é que eles, depois que alcançarem o acesso, partam em busca do título para proporcionar essa alegria para o torcedor e marcar a história de cada um no Sport.

Fonte: Globo Esporte