Geral

É possível melhorar a memória? Conheça técnicas para estimular a habilidade

Foto: Krakenimages.com/ShutterstockÉ possível melhorar a memória? Conheça técnicas para estimular a habilidade
É possível melhorar a memória? Conheça técnicas para estimular a habilidade

O esquecimento de coisas cotidianas, ou a chamada falta de memória, tem se tornado um problema recorrente da nossa época. E o excesso de tecnologia tem contribuído para este processo.

A grande quantidade de estímulos que recebemos dificulta o armazenamento das informações devido às disfunções nos neurotransmissores, que afetam, inclusive, um dos fatores determinantes para a memorização que é a atenção. A boa notícia é que existem meios simples e práticos de melhorar a capacidade de memorização.

Primeiro, é importante entender que a memória tem três estágios: o da Codificação, quando entra em contato com a informação; o do Armazenamento, onde cérebro guarda a informação, e o da Recuperação, que é a evocação tardia dessa informação.

Dois fatores são essenciais nessa ação: atividade física e boa alimentação.

A atividade física ajuda a configurar a motivação cerebral e deixa o cérebro mais apto para o raciocínio lógico, e a alimentação saudável também contribui para deixar o cérebro mais turbinado, com velocidade no processamento de dados e encadeamento de ideias lógicas. Há também a facilidade em usar o lobo pré-frontal coordenando e manipulando as emoções, promovendo mecanismos, métodos para o foco atencional e na emoção para a memorização.

É possível melhorar ainda mais essa habilidade? Sim. Vale destacar, inclusive, que a memória é trabalhada desde muito cedo. Nas crianças, por exemplo, as que praticam a leitura, em relação às que não praticam, a memorização de conteúdos acontece de forma muito mais fácil, uma vez que as que lêem mais, têm mais contato com coisas “novas” e já estivessem com o cérebro mais adaptado para aprender e, consequentemente, memorizar.

Quando já adulto também é possível favorecer a memorização com hábitos simples, como:

Escutar música clássica, sem muita mistura de instrumentos, música que não tire o foco, mas possa dividir a atenção de forma suave, de maneira que aumente o foco na aprendizagem;

Dormir de noite, não de madrugada, oito horas por dia, e evitar luzes diante dos olhos antes de dormir;

Ler de forma fracionada, por curtos períodos de tempo, mas com frequência. As sinapses crescem à noite, durante o sono, por isso vale mais, por exemplo, estudar aos poucos todos os dias;

Evitar distrações — para isso, desligue tudo o que tiver ao redor, coloque telefone celular em modo avião e se recolha para aumentar a concentração;

- Leitura de 20 minutos antes de dormir pode facilitar a consolidação da memória;

- Crie na imaginação histórias do que pretende memorizar;

 - Associe o que quer memorizar com algo que já é do seu conhecimento.

Fonte: TecMundo