Geral

Desabastecimento de testes rápidos de dengue é nacional, diz Sesapi

Foto: Agência BrasilDesabastecimento de testes rápidos de dengue é nacional, diz Sesapi
Desabastecimento de testes rápidos de dengue é nacional, diz Sesapi

Após denúncias de desabastecimento de testes rápidos para diagnóstico de dengue, feitos por usuários de hospitais públicos, a Secretaria de Estado de Saúde informou que a falta se deve ao aumento nos casos da doença no Piauí. De acordo com a pasta, o desabastecimento é nacional.

Em nota enviada pela Sesapi garantiu que a aquisição de novos kits de teste rápido está em fase final de licitação.

De acordo com a secretaria, “a falta dos insumos não impossibilita o diagnóstico da doença, uma vez que pode ser realizado por meio de exame clínico”.

Segundo levantamento da Sesapi, o primeiro semestre de 2019 já registra mais que o dobro dos casos registrados no mesmo período de 2018. Em 2018, foram registrados 1.215 e este ano já são mais de 3.021 notificações. O número de municípios com casos também aumentou, em 2018 fora, 74 cidades e em 2019 a doença já foi diagnosticada em 123 municípios, um aumento de aproximadamente 66% na expansão territorial.

Confira nota na íntegra:

NOTA

A Secretaria de Saúde informa que está em fase final a compra de kits de teste rápido da dengue. O desabastecimento é nacional.  No entanto, a Sesapi tranquiliza em relação a falta dos kits. De acordo com a secretaria, a falta dos insumos não impossibilita o diagnóstico da doença, uma vez que pode ser realizado por meio de exame clínico

Fonte: Cidade Verde