Política

Decreto do governo suspende atividades em restaurantes e shoppings

Foto: Roberta Aline / Cidade VerdeDecreto do governo suspende atividades em restaurantes e shoppings
Decreto do governo suspende atividades em restaurantes e shoppings

O governo do Estado divulgou no começo da noite desta quinta-feira (19) todas as medidas que serão adotadas no Piauí com a decretação do estado de calamidade por conta do coronavírus. Três casos da doença foram confirmados no Piauí. As medidas começam a valer a partir da meia noite de sábado, 21 de março. Leia o decreto

Ficam suspensos no Piauí todas as atividades em bares, restaurantes, cinemas, clubes, academias, casas de espetáculo e clínicas de estética, além de atividades de saúde bucal/odontológica, públicas e privadas, exceto aquelas relacionadas aos atendimentos de urgência e emergência. Eventos esportivos também estão suspensos, bem como as atividades comerciais em shopping centers. 

Nesta sexta-feira, o governador Wellington Dias vai se reunir com lojistas para tratar da situação do funcionamento do Centro de Teresina.

O decreto que estabele o estado de calamidade será votado pela Assembleia Legislativa do Piauí nesta sexta-feira (20).

Fica determinado ainda o controle de fluxo de pessoas nas divisas do Estado. "O controle de fluxo de pessoas será exercido pela vigilância sanitária estadual, em articulação com os serviços de vigilância sanitária federal e municipais, e com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil", diz o decreto.

Ainda segundo o documento, os órgãos envolvidos no controle de fluxo de pessoas deverão solicitar a
colaboração da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

"O controle de fluxo de pessoas será exercido por meio de abordagem das pessoas que cruzarem a divisa estadual, as quais receberão orientações e determinações expedidas pelo serviço de saúde com objetivo de conter a contaminação pelo novo coronavirus", afirma o documento.

O decreto foi fechado após a deliberação do Comitê de Operações de Emergência, reunido nesta quinta-feira, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí.

Mais cedo, o governador Wellington Dias anunciou parcialmente as medidas em entrevista coletiva no Palácio de Karnak.

Fonte: Cidade Verde