Concursos

Controladoria apura fraudes em realização de concurso público em prefeitura no interior do Piauí

 O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) participa nesta quinta-feira (14/12), da Operação Bons Princípios, que apura fraudes em concurso público promovido pela Prefeitura Municipal de Bom Princípio (PI), em 2017, bem como desvios de recursos para pagamentos a empresa de fachada contratada para realização do certame. A ação é realizada em parceria com a Polícia Civil do Estado do Piauí, o Ministério Público do Estado (MPPI) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE/PI).

De acordo com as investigações, pessoas ligadas ao prefeito de Bom Princípio, além de vereadores do município, foram aprovadas em concurso e posteriormente nomeadas, apresentando indícios favorecimento. Entre as vagas disponibilizadas no concurso, estão cargos para a área de educação e saúde, cujos vencimentos são custeados com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do Fundo Municipal de Saúde.

As apurações também identificaram evidências de que a empresa responsável pelo certame não apresentava capacidade operacional para tal finalidade. A entidade teria sido utilizada como fachada para a realização do concurso público em Bom Princípio e para a oferta de capacitações em municípios da região norte do estado do Piauí, custeadas com recursos federais, estaduais e municipais.

Estão sendo cumpridos 13 mandados busca e apreensão nos municípios piauienses de Bom Princípio, Parnaíba e Teresina. Participam da operação cerca de 40 pessoas, entre policiais civis, promotores de justiça do MPPI e auditores da CGU e do Tribunal de Contas do Estado.

Fonte: Portal AZ