Esporte

Como o Corinthians pode brigar por Libertadores e interferir na briga entre Inter e Flamengo

Depois do empate com o Athletico, Vágner Mancini falou em Corinthians Resistência
Foto: Rodrigo Coca / Ag. CorinthiansVagner Mancini orienta jogadores do Corinthians durante treino
Vagner Mancini orienta jogadores do Corinthians durante treino

O Corinthians Resistência irá influenciar na briga pelo título brasileiro, foi o que disse o técnico Vagner Mancini ao se referir aos duelos que restam para seu time tentar a vaga na Libertadores. Jogará contra Flamengo, Santos e Internacional, fora de casa, além de receber o Vasco na Neo Química Arena. Os compromissos parecem ainda mais difíceis quando se recorda que o Corinthians sofreu oito gols nos últimos quatro jogos.

Muito para um time que chegou a festejar ter arrumado sua defesa, ao ser vazado apenas uma vez em sete jogos. Era o sinal em 13 de janeiro, ao golear o Fluminense por 5 x 0. Só o Goiás tinha marcado sobre Cássio naquele período dos últimos compromissos de 2020 e do início de 2021.

Agora é diferente e, além disso, os confrontos contra o líder, Internacional, e vice-líder, Flamengo, significarão também os cruzamentos contra os dois melhores ataques do Brasileiro. O rubro-negro anotou 63 gols e o Colorado marcou 58.

Mas há sinais de melhora no Corinthians. Mosquito marcou duas vezes e deu um passe decisivo nos quatro últimos gols marcados pelos corintianos. Cazares e Jemerson podem retornar. O equatoriano é o melhor jogador desde a chegada de Mancini e, nas quatro partidas com Jemerson titular, o Corinthians não foi vazado em três -- verdade que levou 4 x 0 do Palmeiras.

Em 35 partidas contra o Flamengo no Rio de Janeiro, o Corinthians venceu 11. Não ganhou nas últimas quatro visitas, desde 2015, e não ganha do rubro-negro em nenhum lugar, pelo Brasileiro, há oito clássicos. No Maracanã, pela temporada passada, a goleada do Flamengo por 4 x 1 provocou a demissão de Fábio Carille.

É pior o retrospecto no Beira Rio, onde venceu sete dos 33 confrontos. Não ganhou em Porto Alegre nas últimas duas viagens, desde 2016. Sempre pensando no retrospecto pelo campeonato, não Copa do Brasil.

O Flamengo precisa vencer o Corinthians para assumir a liderança já neste domingo. Um empate pode igualar a pontuação com o Internacional, em caso de derrota colorada em São Januário, mas o número de vitórias seguiria empatado e o saldo de gols dos gaúchos é melhor. A questão é qual Corinthians o rubro-negro encontrará.

Um Corinthians Resistência, como disse Mancini? Difícil apostar num Corinthians Irresistível, que ainda não apareceu no Brasileiro.

Fonte: Globo Esporte