Geral

Combate a incêndio na região da Serra da Capivara chega ao 4º dia

Foto: Arquivo pessoal / Joaquim NetoCombate a incêndio na região da Serra da Capivara chega ao 4º dia
Combate a incêndio na região da Serra da Capivara chega ao 4º dia

Equipes de brigadistas do ICMBio, bombeiros e voluntários seguem pelo quarto dia consecutivo em combate aos focos de incêndio que atingem uma região conhecida como Serra dos Gringos, zona rural de São Raimundo Nonato. A área fica próxima ao Parque Nacional Serra da Capivara, considerado patrimônio da humanidade. 

O fogo iniciou na última terça-feira e se espalhou com facilidade, devido ao vento e à vegetação seca característica da região. 

De acordo com o relato de moradores, as chamas continuam se proliferando nesta sexta-feira, colocando em risco comunidades no entorno. “Nesse momento a nossa preocupação é com vidas humanas”, disse o fotógrafo André Pessoa, que acompanha e faz imagens do incêndio desde a terça-feira. 

Ontem (09),  a direção do Parque Nacional da Serra da Capivara chegou a anunciar que o fogo estava controlado, mas horas depois um novo comunicado confirmou o retorno dos focos.  

A prefeitura de São Raimundo Nonato ainda informou que um outro foco de incêndio surgiu na PI-140, próximo à localidade Novo Zabelê. As equipes se deslocaram para realizar o combate no local. 

O coordenador de combate à incêndios do ICMBio em São Raimundo Nonato, João Morita, disse que o foco agora é evitar que as chamas ameçem a estrutura do parque nacional da Serra da Capivara. "Existe um esforço institucional do ICMBio, sentido de conter o seu avanço e não ameçar o parque", ressaltou. 

Nas redes sociais, imagens e vídeos da atuação das equipes no combate ao fogo foram compartilhadas. Internautas da região também registraram os momentos de tensão vivenciados nos últimos dias com o avanço das chamas.

Fonte: Cidade Verde