Polícia

Advogados de Alcide Filho se pronunciam sobre prisão do publicitário

Foto: Reprodução / InstagramAdvogados de Alcide Filho se pronunciam sobre prisão do publicitário
Advogados de Alcide Filho se pronunciam sobre prisão do publicitário

A defesa do professor e publicitário Alcide Filho, preso na última quarta-feira, suspeito de praticar abuso sexual contra um adolescente de 14 anos que morava com ele, se manifestou no final de semana por meio de nota. No texto, os advogados rebatem as acusação, que consideram "injusta e arbitrária". 

O mandado de prisão preventiva contra a Alcide Filho foi cumprido por equipes da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), responsável pela investigação do caso. O publicitário passou por audiência de custódia e segue no sistema prisional. 

Confira a íntegra da nota da defesa: 

NOTA PÚBLICA DE ESCLARECIMENTO

Alcide Soares da Silva Filho, pai e arrimo de família, Professor, Publicitário e Apresentador de Televisão de cunho educativo e de natureza, vem, depois de mais de 40 anos de vida profissional sem qualquer mácula pública, através de seus advogados, considerando o quadro dantesco e opressor em que se encontra, indevida e violentamente acusado e preso em unidade penitenciária, sob o arbítrio de procedimentos apressados que reproduzem as práticas inquisitoriais da era medieval, quando a dignidade humana e o direito de defesa eram incendiados em sentenças  e fulminados, vem tornar públicos os seguintes esclarecimentos:

Alcide Filho está sendo alvo de injustas e bárbaras acusações incriminadoras, mobilizadas de forma midiática e espetacular, sob o estandarte de escandalosos desvios morais e sociais,  extremamente graves, com o potencial para abalar e reduzir a pó a reputação granjeada ao longo de uma vida dedicada ao trabalho e a servir àqueles que lhe procuraram, clamando oportunidades nesse imenso e tumultuado mundo, marcado por desigualdades e exclusões sociais.

Ao tempo em que, enfim, merece o sagrado e singelo direito de defesa, garantia fundamental do mundo civilizado, provará com serenidade e firmeza sua absoluta inocência, das acusações que antecipadamente, sem o devido processo legal, concluem de forma categórica e inexorável, pela culpa de Alcide Filho, violentando de modo grosseiro e arbitrário a garantia de que ninguém poderá ser considerado culpado pelas autoridades públicas, até a conclusão final do processo judicial. 

O professor, apresentador e publicitário, em mais de quarenta anos de vida profissional e pública,  agiu sempre em defesa das virtudes cristãs e da paz, do meio ambiente, da ecologia, das riquezas naturais e históricas do Piauí, nunca se envolveu com condutas que se assemelham ao nefasto objeto destas acusações, embora sempre tenha convivido com pessoas de todas as gerações, formando e educando jovens. Alcide Filho tem um passado completamente sem nódoas e antecedentes criminais, não havendo qualquer razoabilidade nas ações desenvolvidas pelo poder de punir do Estado, que nesse momento o submete implacavelmente, sufocando-lhe a liberdade, para lhe reduzir a capacidade de resistir a essa opressão, em trajes de escândalo.

O jovem , que também acaba sendo vítima nesse nefasto processo, merece toda a proteção, e conviveu durante todo o ano de 2021 em família com Alcide Filho, sendo tratado como filho e assim apresentado ao público e à sociedade, tal como ocorreu com outro adolescente que já vinha residindo anteriormente e se encontra em processo judicial de adoção. Significa dizer que a relação de Alcide Filho e o rapaz correspondia a uma relação absolutamente pública, que caminhava para a formalização jurídica, mas ainda condicionada, por prudência, à dinâmica da convivência em família.

Essas condições sempre foram claramente apresentadas a mãe do adolescente, que participava também de forma ativa da formação do rapaz, embora em outra residência. Nunca, em nenhum momento, Alcide Filho prometeu casamento a mãe do moço ou acenou nessa direção.

Com o passar do tempo, em meio aos hábitos do pretenso filho, digam-se próprios da idade dos jovens, o Professor Alcide Filho teve  dificuldades no exercício da autoridade de pai, tentando apontar os bons e seguros caminhos da vida, até quando percebeu que deveria ser mais duro, tentando uma forma de manter a autoridade, ao anunciar que talvez não seria mais possível o acolhimento do jovem como filho.

O desfecho foi o aborrecimento de ambos, pai e filho, e o retorno do rapaz à casa da mãe, ainda que temporariamente.

As incompreensões da mãe, em defesa do filho, acabaram por resvalar em tentativas de extorsão. 

A tudo o Professor Alcide Filho impavidamente resistiu, tentando não expor o jovem às esferas públicas. Nunca, em momento algum, deixou de comparecer a qualquer chamado público, ao tempo que favoreceu sem qualquer restrição as investigações.

A defesa levantou  nas últimas horas provas robustas, documentais, de que nunca aconteceu qualquer uma das terríveis condutas descritas, e que durante a instrução processual, quando serenar a tempestade do espetáculo provocado pelas apressadas acusações, haverão de convencer à justiça e à sociedade de sua inocência, do respeito que sempre manteve a integridade e a incolumidade das pessoas que conviveram e  convivem com o acusado.

Confiante em Deus e em Nossa Senhora da Conceição, guarda no coração a certeza de que nunca se arrependerá de bem acolher e encaminhar a quem lhe procure amparo e conforto, e que terá fôlego para continuar a defender que o mundo necessita de paz e fraternidade.

Na qualidade de advogados, estamos convictos ao abraçarmos esta defesa, que nosso amigo desde os tempos colegiais, é absolutamente inocente desta injusta e arbitrária acusação e poderá provar quando lhe restituírem o direito de falar e de se defender, e podermos ouvir novamente a cada domingo seu inesquecível bordão : “saúde, paz e energia, isto é incrível”.

Reiteramos com convicção a confiança na Justiça do Piauí.

Marcos Patricio Nogueira Lima e Marcelo Vitor Coutinho Patricio Nogueira- Advogados

Fonte: Cidade Verde