Polícia

Acusado de matar ex-companheira e jogar corpo no rio Parnaíba é condenado a 18 anos

Foto: FacebookLara Fernardes foi encontrada morta às margens do Rio Parnaíba
Lara Fernardes foi encontrada morta às margens do Rio Parnaíba

Eduardo Pessoa Araújo foi condenado, na noite dessa terça-feira (15), a 18 anos de prisão pelo feminicídio de Lara Fernandes, encontrada morta no dia 7 de novembro de 2018 às margens do rio Parnaíba, no bairro Santa Maria da Codipi, Zona Norte de Teresina. A condenação aconteceu no Tribunal Popular do Júri e a pena foi decretada após julgamento que se estendeu por todo o dia.

O Conselho de Sentença seguiu a tese do Ministério Público e condenou o réu por homicídio triplamente qualificado: por motivo fútil, por ter impossibilitado a defesa da vítima e feminicídio (crime cometido contra a mulher por razões da condição de sexo feminino e menosprezo ou discriminação à condição de mulher).

A pena estipulada pela juíza Rita de Cássia da Silva foi de 18 anos e 11 meses de reclusão em regime fechado. A magistrada também negou ao réu o direito de recorrer em liberdade.

Eduardo Araújo, que está preso preventivamente desde o dia 1º de dezembro de 2018, foi encaminhado imediatamente ao sistema penitenciário para início do cumprimento de sua pena.

O crime

De acordo com o coordenador do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Francisco Costa, o Barêtta, Lara Fernandes foi morta com um disparo de arma de fogo na cabeça.

"Foi a curta distância. Não tinha chance de ela sobreviver”, afirmou o delegado.

Por volta das 6h da manhã do dia 7 de novembro, um barqueiro viu o corpo de Lara boiando na água, o empurrou para a margem e acionou a Polícia Militar. Apenas dias depois a jovem foi identificada.

Cerca de 20 dias depois a polícia prendeu o acusado do crime, que seria ex-namorado da vítima. Segundo a polícia, ele teria dado o nome do irmão para tentar fugir do flagrante. A prisão aconteceu na BR-343, em Piracuruca, Norte do Piauí.

Fonte: G1 Piauí