Teresina (PI)

3ª Feira de Empregos e Negócios teve 6.300 atendimentos

Encerrou nesta sexta-feira (30), a 3ª Feira de Empregos e Negócios, evento realizado pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Wall Ferraz (FWF),  com o apoio de diversos órgãos e empresas privadas. Nos dois dias de evento, 6.300 pessoas foram atendidas nos stands montados no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal, zona Leste da capital.

O presidente da FWF, Scheyvan Lima, destacou o crescimento da feira, e que o sucesso foi tão grande, que ainda este ano a instituição irá formar uma equipe para já iniciar os trabalhos da 4ª Feira de Empregos e Negócios. “Fizemos a feira deste ano baseada nos números de atendimentos realizados nas últimas edições, mas algumas falhas aconteceram devido à grande procura”, afirma Scehyvan Lima.

A coordenadora da 3ª Feira de Empregos e Negócios, Samara Pereira, que também é superintendente executiva da FWF, ressaltou que na última edição ocorreram dois mil atendimentos, e que este ano o número triplicou, mostrando que a feira já faz parte do calendário de negócios do município. “Tivemos erros sim, pois como é de conhecimento de todos houve uma grande procura, mas agora já temos a certeza do que precisa ser feito para que nas próximas edições todos possam ter a oportunidade de participar das seleções”, comenta Samara Pereira.

Artesãs que fazem parte do quadro de colaboradores da Fundação Wall Ferraz, também estiveram expondo seus produtos nos dois dias da Feira de Empregos e Negócios, uma delas foi Adriana Borges, que há três anos vem se dedicando a criação de bonecas. “Faço meu trabalho voltado para inclusão, aqui tenho bonecas voltadas para o público afro descendente e portadores de necessidades especiais, e graças a essas feiras, tenho conseguido pagar minhas contas em dias”, afirma.

500 pessoas foram atendidas pelo SINE

O SINE foi um dos grandes parceiros que abrilhantaram essa terceira edição da feira, nos dois dias, 500 pessoas foram atendidas, sendo que boa parte delas compareceram ao espaço para se cadastrar no banco de empregos. Além do cadastro no banco de empregos, o SINE ofereceu serviços de agendamento de emissão de carteira de trabalho e seguro desemprego.

Desempregada há cinco meses, Arlete Rodrigues, que reside no Bairro Dirceu Arcoverde I, na zona Sudeste da capital, perdeu o cadastro antecipado nos seis postos criados pela organização do evento, mas mesmo assim não desistiu e nos momentos finais da feira, ao incluir seu nome no banco de dados do SINE, recebeu a notícia de que já tinha data e local para uma entrevista de emprego na área em que ela buscava. “Confesso que vim meio triste, pois apesar da organização avisar que teríamos novas chances durante a feira, muitos não deram importância, achando que um banco de dados de reserva não faz a diferença para quem busca um emprego. Saio daqui feliz, e agora é só esperar o dia da entrevista chegar para que possa enfim conseguir o meu tão sonhado emprego”, conta Arlete Rodrigues, que conseguiu uma entrevista para trabalhar como garçonete.

O coordenador do SINE, Daniel Carvalho, conta que muitas das pessoas que passaram pelo stand já saíram de lá com encaminhamentos para serem entrevistadas em empresas. “Ficamos felizes em saber que estamos contribuindo com aqueles que tentam ganhar a vida de forma justa, por isso o SINE vem reforçando sua relação com as empresas de Teresina, isso para garantir que mais teresinenses possam voltar a viver feliz tendo a garantia de um salário mensal”, conta Daniel Carvalho, aproveitando o espaço para garantir que o SINE continuará sendo parceiro da FWF em eventos como a Feira de Empregos e Negócios.

A gerente operacional do SINE, Noélia de Carvalho, conta que os serviços oferecidos na feira, foram apenas uma pequena amostra dos trabalhos realizados pelo órgão em sua sede e nos postos de apoio. “Para que não conseguiu chegar até aqui, nossas portas continuam abertas para os trabalhadores da capital, como também de todo o estado”, afirma Noélia de Carvalho.

Empresas comemoram os resultados

A gerente de Recursos Humanos do Grupo R. Carvalho, Joseane Mota, conta que ficou bastante feliz com o número de pessoas que escolheram trabalhar na empresa que ela atua, e mais feliz ainda em saber que além da contratação de algumas pessoas, agora a empresa tem um banco de dados atualizado, favorecendo a contratação de novos colaboradores. “Muitas vezes temos até o currículo de pessoas que podem se encaixar em nossa equipe, porém ficamos reféns de perfis desatualizados, impossibilitando o contato com aqueles que buscam uma vaga de emprego. Sobre a feira, a coordenadora afirma que foi um grande sucesso, e que espera ter a oportunidade de poder participar das próximas edições”, afirma Joseane Mota.

Também foram parceiras as empresas do Grupo Ferro Norte, Grupo Cacique, Damásio Moto peças, Frango Forte, Grupo Geraldo Oliveira, Grupo Vanguarda, R. Carvalho, Pax União, Discar Distribuidora, Microlins, Grupo JAP, Grupo Jorge Batista, Vikstar, Armazém Paraíba, VOX, Nazária Distribuidora, Alfa Bebidas, Renove Pneus, Panificadoras Ideal, Stone Pagamentos S/A, Inovance, Ímpar RH, RG Cosméticos e Pitágoras e Instituto Camilo Filho.

Oportunidade para os jovens 

Não foram somente os adultos com experiências que conseguiram oportunidade durante a feira, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-Teresina), esteve no local com um stand oferecemos estágios para jovens de 18 a 21 anos que nunca estiveram incluídos no mercado de trabalho. O jovem Matheus Joine, que reside no Bairro Parque Progresso, na zona Sudeste de Teresina, conta que através da feira conseguiu chegar até o CIEE, e que agora está com uma entrevista de estágio em uma empresa que fica próxima a sua casa. “Não tenho palavras para demonstrar o meu sentimento de felicidade, pois além de conseguir essa entrevista, a empresa que abriu as portas para que eu possa mostrar meus potenciais, fica na mesma região em que moro”, relata Matheus Joine.

Fonte: PMT