Entretenimento

2020 Indie: os melhores lançados até agora e os mais esperados

Por mais que 2020 esteja abarrotado de lançamentos gigantescos e multimilionários, as produções independentes conseguem se destacar mais e mais. O cenário tem sido prolífero ao extremo e é no meio indie onde a coisa é impulsionada adiante, onde vanguarda acontece de verdade.

Pode até parecer discurso que se encaixaria em tantos anos passados, e é mesmo - não fossem as produções mais autorais e distintas, a mesmice teria se apossado da mídia há tempos. Dito isso, separamos alguns dos jogos mais incríveis desse primeiro semestre e antecipamos outros tantos para os seis meses restantes de 2020

Quer dizer, dado o cenário atual de pandemia, é bem possível que adiamentos ocorram, mas é bom pregar a positividade.

IN OTHER WATERS

Desenvolvimento: Jump Over the Age
Lançamento: 3/04 (PC via Steam e Switch)

Foto: UouIn Other Waters
In Other Waters

 

Como uma bióloga marinha em águas alienígenas, seu objetivo é estudar, entender e coexistir com o ambiente a sua volta, para, assim, conseguir entender o que houve naquele planeta tão distante e tão estranho. Da interface a forma como interagimos com os elementos de jogo, In Other Waters é como nenhum outro jogo, e por isso mesmo tão relevante.

SONG OF HORROR

Desenvolvimento: Protocol Games
Lançamento: 28/05 (PC via Steam)

Foto: UouSong of Horror
Song of Horror

 

Com o quinto e último episódio chegando no fim de maio, Song of Horror se mostrou como resgatar a era de ouro do terror em videogame, enquanto apresentou elementos seus, dando novo significado a ideia de "jumpscare" ao gênero. Com sua entidade intitulada A Presença, a produção indie espanhola assusta a cada nova empreitada e de forma completamente aleatória, convidando a revisitações das mais macabras.

KENTUCHY ROUTE ZERO

Desenvolvimento: Cardboard Computer
Lançamento: 28/01 (P

C via Steam, Xbox One, PS4 e Switch

Foto: UouKENTUCHY ROUTE ZERO
KENTUCHY ROUTE ZERO

 

A jornada de anos a fio, por fim, teve um desfecho com a chegada da TV/PC Edition de Kentuchy Route Zero, o mais surrealista adventure de nossos tempos. O caminhoneiro precisava realizar sua última entrega, e o que nos foi entregue efetivamente foi uma jornada inesquecível, tanto quanto as duras críticas empregadas a um sistema falido, quanto ao diversificado elenco, suas motivações e realizações. Os interlúdios são um espetáculo a parte por sua originalidade.

PIXEL RIPPED 1995

Desenvolvimento: ARVORE Immersive Experiences
Lançamento: 23/04 (SteamVR, Oculus Rift, Oculus Quest, HTC Vive e PSVR)

Foto: UouPIXEL RIPPED 1995
PIXEL RIPPED 1995

 

Quando universos colidem (no caso, o virtual e o real), é hora da parceria entre um jogador de videogame e a super-heroína Dot, acontecer. Foi assim em 1989, é assim em Pixel Ripped 1995, numa aventura que resgata tantas obras, gêneros e mecânicas de jogo dessa mídia tão interativa. E a melhor parte é que o jogo é totalmente brasileiro.

AXIOM VERGE 2

Previsão: fim de 2020
Desenvolvimento: Thomas Happ Games (Switch)

Foto: UouAXIOM VERGE 2
AXIOM VERGE 2

 

Previsto para chegar no final do ano e exclusivamente ao Switch, Axiom Verge 2 será a nova empreitada solo do desenvolvedor Tom Happ. O primeiro jogo foi um dos metroidvania mais completos dos últimos anos, numa mescla precisa de novidades e resgates do passado. Serão novos personagens, novos inimigos, um mundo novo, mas ligado, de alguma forma, aos eventos do primeiro Axiom Verge.

HAVEN

Previsão: 2020
Desenvolvimento: The Game Bakers (PC, Switch, Xbox One e PS4)

Foto: UouHAVEN
HAVEN

 

Haven é a nova empreitada dos mesmos criadores do excepcionalmente desafiador Furi, e se isso não fpr motivo o bastante para se atentar ao jogo, pois deveria. "Haven é um RPG sobre amor e a luta contra as regras", diz o site oficial, e a proposta é a de termos aqui uma aventura para ser curtida em cooperativo. E de preferência com alguém verdadeiramente especial.

SHE DREAMS ELSEWHERE

Previsão: 2020 (PC e Xbox One)

Undertale (e, consequentemente, a franquia Mother) parecem servir de inspiração a essa criação tão psicodélica quanto encantadora, a estreia do estúdio Zevere, composto pelo cineasta e game designer Davionne Gooden. Thalia, a protagonista da história, está em coma e precisa se encontrar, controlar sua ansiedade para,assim, acordar de novo. E serão muitos pesadelos confrontados até lá

 

SABLE

Previsão: 2020
Desenvolvimento: Raw Fury (PC, PS4 e Xbox One)
 

Um vasto deserto alienígena será o cenário dessa jornada de amadurecimento em Sable. A arte é o que se destaca desde o trailer de anúncio, na E3 de 2018, pois remete diretamente ao visionário artista francês Moebius. Sable parece ambicioso em escopo, pois o deserto será enorme e descobrir mais sobre ele, a vida de ali existe e seu passado, está ligado ao destino de seu misterioso protagonista.

CARRION

Previsão: 2020
Desenvolvimento: Phobia Game Studio (PC e Xbox One)

Foto: UouIn Other Waters
In Other Waters

O mesmo maluco que nos trouxe Butcher está criando algo perigoso em seu laboratório. Em Carrion, somos o monstro, pois trata-se de um "horror reverso" bem nos moldes nada convencionais comportados por Devolver Digital. Assimilar tudo pelo caminho com seus tentáculos e apêndices pegajosos, incluindo cientistas e seus jalecos, é o caminho para evoluir. Ou algo assim.

Fonte: Uol