PIAUÍ

Wellington inaugura novas instalações da Junta Comercial nesta quarta (31)

O novo espaço oferece conforto e modernidade ao empresariado piauiense.

 

Em 2017, a Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) completa 125 anos de existência. Desde 2015, a junta vem passando por um intenso processo de modernização, que tem gerado efetivos resultados para o estado do Piauí. Nesta próxima quarta-feira (31), às 11h, a Jucepi apresenta oficialmente as novas instalações, em uma reunião festiva com a participação do governador do Piauí, Wellington Dias, e representantes de entidades parceiras.

Um ano após a implantação do sistema Piauí Digital, a Junta Comercial comemora os excelentes resultados e benefícios garantidos à sociedade piauiense. O órgão que aparecia em último lugar do ranking nacional de integração da Redesim pela Receita Federal, em abril deste ano firmou-se como a sexta melhor Junta Comercial do país, diminuiu o tempo de processo de registro mercantil de oito meses para 48 horas, em média; levou os serviços para mais perto dos cidadãos piauienses, expandindo postos pelos municípios do interior do estado.

Agora, a Junta Comercial do Estado do Piauí apresenta uma nova casa. Um novo espaço com o conforto e a modernidade que o empresariado piauiense merece. A nova sede administrativa situa-se na Rua General Osório, 3002, bairro Cabral.

Uma nova casa que acompanha esta nova era do registro empresarial piauiense. Uma nova Jucepi muito além do digital. Com essa novidade, a autarquia mostra também números do último ano e os próximos passos desse processo de modernização, como a digitalização da documentação de mais de 200 mil empresas existentes hoje no Piauí, e a extinção da entrada via única, dando início à fase “Junta sem papel”, onde todos o processo de registro de empresas será feito digitalmente, por meio de certificação eletrônica; a nova fase de integração da Receita Federal que tornará ainda mais simples e célere esse processo.

Piauí Digital

Lançado em 23 de maio de 2016, o Piauí Digital completa um ano de credibilidade e eficiência nas aberturas de empresas no estado do Piauí, que abrange como objetivo principal a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), pela lei federal nº 11.598 de 2007.

O programa é uma ferramenta que faz a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos estaduais e municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas e as disponibiliza na rede mundial de computadores. Se antes o empresário/contador deveria se dirigir a diversos órgãos presencialmente, como Anvisa, Bombeiros, Receita Federal, prefeitura municipal, e muitos outros. Com o Piauí Digital tudo é feito por meio do site. www.piauidigital.pi.gov.br.

A criação do Piauí Digital foi importante para o crescimento do número de empresas no estado. Depois do lançamento, o Piauí agilizou o processo de desenvolvimento econômico e ultrapassou estados como Amapá, Roraima, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal, referente a criação de empresas.

Entre os benefícios do programa estão: redução da informalidade; redução dos custos sociais e econômicos da informalidade; aumento de competitividade/ produtividade; adequação da legislação municipal às leis federais que regulamentam a atividade empresarial; eliminação da burocracia no processo do registro e legalização de empresas; privilegiando o empreendedor, munícipios e sociedade.

É por meio dele que o empresário otimiza recursos para a abertura de instituições e agiliza o prazo de aberturas, sendo as informações cadastradas pelo programa, disponíveis apenas para aqueles que possuem o número de protocolo do processo empresarial.

Por meio da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), o usuário verifica todo o andamento do processo e pode ainda realizar o preenchimento de documentos e a solicitação de licenças.

Nova casa

Em janeiro de 2015, Alzenir Porto assumiu a presidência da Junta Comercial do Piauí sediada na Rua Gonçalo Cavalcante, 3359 – Cabral, funcionando neste endereço desde a segunda metade do século passado. O espaço físico compreendia um hall de entrada mais dois pavimentos, um de atendimento ao público e outro administrativo. O prédio apresentava limitações e desgaste.

Em maio de 2017, a Jucepi mudou de casa e agora localiza-se na rua General Osório, 3002. Um prédio com três pavimentos, 16 salas, um auditório para plenárias, duas recepções, um hall e garagem. Um amplo espaço para receber os servidores da junta, bem como empresários e contadores.

Uma significativa evolução na modernização da Jucepi, com mais segurança e conforto para melhor atender os piauienses.

A nova sede localiza-se na Rua General Osório, 3002 – Palácio Vitória. (Por trás do Colégio CEV), bairro Cabral.

Fonte: Governo do Estado do Piauí