PIAUÍ

Wellington apresenta projetos em evento voltado para investidores

O governador Wellington Dias participou do 3º Fórum de Investimentos Brasil (BIF 2019), realizado em São Paulo, nos dias 10 e 11 de outubro. Considerado o maior evento para atração de investimentos da América Latina, o fórum reuniu mais de dois mil participantes, entre investidores, executivos de empresas nacionais e estrangeiras, formadores de opinião, ministros e autoridades do alto escalão do governo federal.

No evento organizado pelo governo brasileiro, por meio da Apex-Brasil, Ministério da Economia e Ministério das Relações Exteriores, Wellington teve agendas em separado e aproveitou para apresentar projetos que despertaram interesses para investimentos nas áreas de energias renováveis, produção de alimentos, Parcerias Público-Privadas (PPPs), infraestrutura e turismo.

Durante o fórum, o governador esteve com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luís Alberto Moreno. “Estamos trabalhando com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), que já é nosso parceiro, e o Banco Interamericano. O cronograma está avançado para apresentarmos ao Ministério da Fazenda e a Secretaria do Tesouro Nacional, já em dezembro, operação para um crédito de aproximadamente US$ 118 milhões voltados para o crescimento da renda da população rural. Os recursos servirão, seja para estimular o investimento em produção de arranjos produtivos – como apicultura, ovinocaprinocultura, fruticultura, piscicultura e infraestrutura, ou para incentivar a produção e a agregação de valor”, explicou Wellington.

Ainda com o Banco Interamericano, o governador tratou sobre a renovação do Prodetur. “Levamos a proposta do Consórcio Nordeste na perspectiva de garantir um diálogo com Ministério do Turismo e os estados da região e o banco, focado no financiamento do setor público e do setor privado, priorizando o turismo na região litorânea e também no interior, como Serra da Capivara, Pedro II, Sete Cidades, Chapada das Mangabeiras, regiões com potencial turístico extraordinário, que precisam de investimentos”, disse Dias, citando ainda o turismo histórico presente nas cidades de Oeiras, Amarante, Piracuruca e Parnaíba.

Egito

Durante o fórum, o governador esteve ainda com o cônsul comercial do Egito no Brasil, Mohamed Elkhatib, e tratou de pautas de interesse comum, como o porto e aeroporto de Parnaíba e a integração por ferrovia a Teresina. A Trasnordestina também foi pauta da reunião. “Há interesse por parte do Egito em ampliar a exportação. Eles já vendem fertilizantes para o Piauí por meio do porto de Santos, isso tem um custo mais elevado dentro de nossa produção”, relata Wellington, declarando que apresentou ao representante egípcio a possibilidade de diminuir esse custo por meio da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba.

“Acertamos uma agenda de trabalho até novembro com perspectiva de termos encontro de nossas equipes com a Câmara de Comércio Brasil-Países Árabes, composta de 22 países, em dezembro, no Egito, quando teremos oportunidade de apresentar nossa carteira de investimento, talvez com empresários do Piauí e Egito para termos o fechamento de alguns entendimentos”, disse o chefe do Executivo piauiense.

PPPs

Em São Paulo, o governador se reuniu ainda com o vice-presidente de Operações do NDB, Xian Zhu, que manifestou interesse na linha Parcerias Público-Privadas. Segundo Wellington, o Piauí tem grandes oportunidades para atração de investimentos. “O estado tem potencial e cresce na infraestrutura, na produção de alimentos, energias renováveis, comércio atacadista, serviços, e isso no momento em que o mundo tem olhar especial para o Brasil”, disse Dias.

Na comitiva piauiense, Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões do Estado, conta que eventos como o Fórum de Investimentos Brasil são importantes para prospecções. “Falamos de projetos que demandam volume grande de recursos financeiros, esse volume que está na mão da iniciativa privada, que só investe onde confia, sente-se atraído, que confia na governança e no contexto geral para investir em determinados negócios”, comentou Moura.

Viviane destacou a importância dos contatos adquiridos em eventos dessa natureza. “Tivemos contatos com as empresas chinesas, resultado da nossa visita à China. Duas empresas que visitaram o nosso estande acertaram a ida ao Piauí. Também tratamos com os consulados do Canadá e do Egito e marcamos agendas para dezembro no Piauí”, disse a gestora destacando as inúmeras empresas interessadas em conhecer os projetos de PPP piauienses.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Igor Neri, destacou que as rodadas de negociação devem render bons frutos para a população piauiense. “Viemos com força total, preocupados e empenhados em contribuir com o desenvolvimento do nosso estado para gerar mais emprego e renda”, afirmou o gestor.

Fonte: Governo do Estado do Piaui